Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 4 de fevereiro de 2012


As mães francesas são melhores?





LETÍCIA SORG


Se há duas palavras que podem descrever bem a maioria das mães são dúvida e culpa. A dúvida sobre a melhor maneira de educar os filhos. E a culpa por, talvez, ter feito algo errado. É por isso que nunca vai ter fim a discussão sobre qual a melhor forma de criar crianças.
No mais recente capítulo desse debate, o tema é a superioridade das mães francesas. Segundo a jornalista americana Pamela Druckerman, autora do recém-lançado livro French Children Don’t Throw Food: Parenting Secrets From Paris (algo como Crianças francesas não atiram comida: segredos de Paris para criar filhos), as mamans criam crianças mais pacientes e comportadas do que as mommies dos Estados Unidos.
Pamela chegou a essa conclusão depois de se mudar com seus três filhos para Paris – depois de passagens por Nova York, Buenos Aires e São Paulo. Enquanto não conseguia controlar seus filhos nos restaurantes sofisticados da capital francesa, Pamela via enfants sentados comportadamente, comendo com talheres, enquanto os pais conversavam calmamente. Enquanto sua casa era tomada por brinquedos, via apartamentos de famílias francesas absolutamente arrumados, sem traços das crianças que ali moravam.
Impressionada, Pamela decidiu investigar qual era o segredo das mamans. Ouviu anedotas dos amigos, pesquisou um tanto e chegou a duas conclusões:

1.  As mães francesas ensinam seus filhos a ser pacientes. Ninguém sai correndo desesperado pegar a criança que começou a choramingar no berço nem interrompe a conversa com outro adulto para atender imediatamente ao pedido do filho. Para Pamela, os francesinhos aprendem, com isso, a não ser sempre o centro da atenção.  Os filhos não são a única coisa das mães francesas. São uma parte de suas vidas.
2. As mães francesas estabelecem limites mais claros para seus filhos, sem culpa de dizer non, ça suffit (não, basta)!  Isso não quer dizer que elas ficam o tempo todo controlando os filhos: depois de esclarecer os limites, as francesas deixam as crianças brincar à vontade, sem interferências desnecessárias.
Mas será que os ensinamentos das mães francesas são melhores que os das mães chinesas? No começo do ano passado, a moda era justamente elogiar a disciplina rígida de algumas mães orientais. Para quem não se lembra, a onda começou quando a advogada Amy Chua, professora de Direito em Yale, lançou o Grito de guerra da mãe-tigre (Intrínseca). No livro, ela contava como suas regras restritivas – suas duas filhas não podiam assistir TV nem brincar com os colegas e tinham que tirar A e estudar horas de piano ou violino – eram melhores do que o modo super liberal de criar os filhos. Amy brigou muito com a filha mais nova, mais rebelde, e até chegou a relativizar algumas regras, mas continuou defendendo que estabelecer os padrões mais altos era melhor do que não exigir nada das crianças.
Francesas ou chinesas, parece que elas se uniram para atacar um “modo contemporâneo” de criar os filhos que prega menos limites e mais responsabilidade, menos cobrança e mais estímulo. Talvez Pamela e Amy defendam, mais do que as culturas francesa e chinesa, a volta da tradição como antídoto para a falta de educação das crianças.
Eu, que sou do interior de São Paulo e sei o que é ter uma educação mais tradicional, posso dizer que a educação à moda antiga tem, sim, seus méritos. Mas, como todas as formas de criação, tem também suas falhas. Talvez falhas menos graves do que a falta total de limites e educação, mas falhas.
Por isso,  se eu fosse escrever um livro sobre a maternidade, não seria um para elogiar as mães de lugar algum. Mas para mostrar as falhas das mães brasileiras, chinesas, francesas, americanas, finlandesas, nigerianas. Só para que todas percebam que ser uma boa mãe não é estar sempre certa, mas tentar encontrar suas próprias respostas sem culpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário