Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012


China: na etnia mosuo as mulheres estão no comando há séculos

Em 2008, o jornalista Ramiro Alonso, da Marie Claire espanhola, visitou as mulheres da etnia mosuo, na China. Elas vivem ao redor do Lago Luhu e naquele ano ainda mantinham tradições ancestrais difíceis de acreditar que ainda pudessem existir atualmente. Recentemente Alonso voltou à região para checar se o que havia visto há quatro anos ainda existia. Isto é: se costumes tão ancestrais ainda resistiam aos apelos do mundo moderno. De acordo com os hábitos milenares desse povo, as mulheres é que mandam nos homens.

MULHER DA ETNIA MOSUO
A maior “ameaça” à autenticidade dos hábitos tradicionais dos mosuos talvez seja a invasão turística que em breve deve acontecer na região. Graças à construção de uma rodovia que atravessa as montanhas ficou bem mais fácil chegar ao Lago Luhu. E deve ficar ainda mais se o aeroporto previsto para inaugurar em 2013 for realmente construído. Segundo Alonso, tudo, no entanto, continua igual. Embora haja algumas famílias vivendo ao redor do lago, região bem mais acessível aos turistas, a maioria ainda vive nas montanhas, a 3000 mts de altitude.


COM O PRÓPRIO TRABALHO AS MULHERES MOSUOS COMANDAM A ECONOMIA DA COMUNIDADE
Os mosuo são provavelmente a única sociedade matriarcal do mundo. Nessa etnia, as mulheres não acreditam que a família tenha como base um casal. Os encontros amorosos costumam acontecer durante a madrugada, quando ninguém pode ver o rapaz entrando no quarto da moça. Se ela engravidar, há absoluta discrição sobre a identidade do pai – e, ao longo da infância, a principal referência paterna da criança são os homens da família da mãe. Caso o casal decida viver junto e faça isso por toda a vida, apenas a mulher tem direitos sobre a criança. O sobrenome que se carrega é o materno, a herança é transmitida de mãe para filha, a administração dos assuntos da casa está sob o comando da mulher. Segundo o repórter da MC Espanha, essa é uma das principais razões que explicam “a estabilidade econômica e a fortaleza social dessa minoria ética”. Fica a pergunta: será que um mundo comandado de fato por mulheres seria um mundo com menos guerras e crises econômicas e políticas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário