Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 21 de dezembro de 2014

Mulheres solteiras são proibidas de entrar em restaurantes da Arábia Saudita

27/11/2014 - por Redação Marie Claire

O “aumento da paquera” fez alguns donos de estabelecimentos barrarem mulheres que não estejam acompanhadas de um homem
   
Restaurante é um dos poucos lugares públicos onde as mulheres sauditas podem frequentar sem, necessariamente, estarem na presença de um homem. Mas se depender de alguns empresários locais, essa prática está temporariamente vetada. O motivo? Excesso de paquera.

Anúncios proibindo a entrada de mulheres solteiras foram pregados na porta de alguns estabelecimentos nos últimos dias, segundo informações da Saudi Gazette. “Nós colocamos esses sinais, porque temos visto inúmeros incidentes de flertes acontecendo dentro dos restaurantes”, disse um dos donos ao jornal árabe Al-Hayat.

A Sociedade Nacional de Direitos Humanos solicitou a retirada imediata de todos os avisos. “Eles são contra a lei e refletem as opiniões pessoais dos proprietários”, disse o porta-voz Al-Fakhri.

AVISOS FORAM PREGADOS NAS PORTAS DOS RESTAURANTES (Foto: Reprodução Al-Hayat)
AVISOS FORAM PREGADOS NAS PORTAS DOS RESTAURANTES
(Foto: Reprodução Al-Hayat)
Mas os empresários reagiram dizendo que só vão retirar os avisos, quando este tipo de “incidente deixar de acontecer” dentro dos restaurantes. “Comportamentos do tipo impactam de forma negativa em nossos negócios”, contou um gerente à publicação.

Muitos sauditas têm se manifestado contra a iniciativa em redes sociais. Segundo eles, os avisos colocam as mulheres em uma situação degradante e são um exemplo flagrante de discriminação. “Se eles vão nos proibir de frequentar restaurantes, onde nós deveríamos ir?”, questionou a saudita Lama Sulaiman. “Restaurantes e cafés são os dois principais lugares de recreação para mulheres no país.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário