Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 28 de dezembro de 2014

Aconteceu em Kampur

Dois pequenos primatas protagonizam, num tempo de indiferença, uma cena do que poderia ser chamado de “ativismo humano, permanente e intenso”
Por Antonio Martins
  
Bilhões de pessoas comemoram hoje, em todo o mundo, o Natal. Acreditam sinceramente em valores e sentimentos como solidariedade, compartilhamento e amor. Às vezes, associam-nos a religiões. Outras vezes, esquecem-se — ou não chegam a enxergar — que preservar tais sentimentos e valores exige uma espécie de ativismo humanista, permanente e intenso; que eles estão em xeque sempre que alguém é destroçado pelo disparo da metralhadora de um drone, nos confins do Yemen, e não fazemos nada.
O vídeo acima pode ser visto como um elogio deste ativismo permanente e intenso. Foi feito numa estação ferroviária em Kampur, Índia. Não tem, como protagonistas, seres humanos Trata de dois pequenos macacos. Um deles foi eletrocutado, ao passar por fios desencapados junto aos trilhos. Parece moribundo. Mas é resgatado por seu companheiro, que o retira da fenda em que caíra, bate-lhe na cara para que desperte, banha-o em água e, depois de vinte minutos, completa o salvamento com um tapinha nas costas — um “estamos juntos”. Talvez haja, nas cenas, uma lição política exemplar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário