Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 16 de março de 2018

"Guerrilla Girls - a arte de se comportar mal" em cartaz na Alemanha

Com atitude e bom humor, as Guerrilla Girls protestam contra a supremacia masculina no mundo da arte. A exposição em Hannover vai até o dia 8 de abril.
21.02.2018
Dorothee von Winning
As Guerrilla Girls estremecem o mundo da arte há mais de 30 anos. Usando máscaras de gorila, o coletivo Guerrilla Girls protesta de forma crítica e bem humorada contra a dominação masculina na arte. O coletivo tem mais de 55 integrantes.Todas adotam como pseudônimo nomes de artistas mulheres.

Desigualdade salarial, ostentação e relações de poder no mercado de arte - tudo isso é denunciado pelas Guerrilla Girls.  E mesmo antes de aparecer o movimento #MeToo, as Guerrilla Girls já declaravam guerra à indústria cinematográfica de Hollywood. De acordo com elas, o troféu do Oscar deveria ser branco, masculino - e com uma pequena barriga de cerveja. Isso porque a maioria dos prêmios vão para homens brancos.
Há tempos, o coletivo expõe também em museus de diversos países. Atualmente, estão em cartaz em Hannover, na Alemanha. E por sinal, com números otimistas: até 2012, o percentual de artistas femininas expostas no museu da cidade era de apenas 9%. Desde entao, subiu para 68%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário