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sábado, 24 de março de 2018

Respeita as mina – e dê-se ao respeito

Durante tempo demais nos foi dito para imitar os homens no trabalho, e fomos criticadas por não conseguir fazê-lo. Chegou o momento de construir nosso próprio ecossistema empresarial, no qual todos ficarão mais felizes em trabalhar

24/03/2018 - POR CINDY GALLOP
Época Negócio
Cindy Gallop (Foto: Astrid Stawiarz/Getty Images)


Mulheres (Foto:  )
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Acredito em microações – atos pequenos, simples e fáceis de executar. Microações são importantes porque a ação ocorre de baixo para cima, não de cima para baixo. Se cada uma de nós, todos os dias, realizar microações para mudar o que queremos ver mudado, causaremos um gigantesco impacto. Como diz o ditado: “Uma longa caminhada começa com o primeiro passo”.
Microações também são importantes porque a ação é transformadora – mesmo uma microação minúscula. Ao completarmos uma microação, nos sentimos diferentes em relação a nós mesmas e ao que somos capazes de fazer. Uma microação nos inspira a realizar outra, e outra – e é assim que conseguimos fazer com que as coisas mudem.
Portanto, mulheres brasileiras, eis aqui quatro microações que quero que cada uma de vocês comece a realizar imediatamente, todos os dias no trabalho, para fazer com que o mundo dos negócios dominado pelos homens se adeque a vocês, não o contrário.
1. Diga o que pensa
Há uma microação que não exige talento, experiência ou habilidade. Qualquer um pode realizá-­la. Mas é a que terá o maior impacto e o efeito mais transformador sobre sua carreira e fará com que sua vida avance a partir do momento em que tomá-­la. É uma microação muito simples. É apenas isso.
Diga o que está pensando. De verdade. Digam o que vocês estão realmente pensando. Porque nós não fazemos isso. Todas nós já estivemos naquela reunião na qual quisemos dizer algo, mas pensamos, ah, e se eu parecer estúpida? E se rirem de mim? Então, não falamos nada, e um pouco mais tarde outra pessoa (geralmente, um homem) diz o que estávamos pensando em dizer e todo mundo fala: “ótima ideia!”.
VOCÊ é o valor que agrega à sua empresa. Suas percepções, perspectivas e visões de mundo únicas. Se não disser o que está pensando, não está agregando valor à sua empresa. A honestidade é tremendamente poderosa nos negócios porque poucas pessoas são honestas. Falar a verdade é tão apreciado porque muito poucas pessoas o fazem.
Mas há outra razão de essa microação ser tão importante. Apenas quando dizemos o que realmente pensamos descobrimos o que realmente estamos pensando.
Como mulheres, sofremos com o mansplaining (aquele jeito de os homens explicarem algo às mulheres de forma depreciativa e paternalista) e o manterrupt (quando uma mulher não consegue concluir sua fala porque é interrompida por alguém do sexo masculino), somos interrompidas, ignoradas, tratadas de forma condescendente e desprezadas pelos homens todos os dias. Por isso não dizemos o que realmente pensamos. E perdemos de vista o que realmente pensamos.
Digam o que realmente pensam a fim de saber o que realmente estão pensando, para serem capazes de agir segundo suas crenças e para fazer acontecer o que vocês querem que aconteça.
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2. Declare sua ambição
Isso se aplica a quem está começando o primeiro dia do primeiro emprego ou para quem já galgou metade da escadaria corporativa, ou mesmo para quem está logo abaixo do degrau mais alto. Decida o que quer ser e, então, diga. Em voz alta. Para o máximo de pessoas que puder.
A maneira mais rápida para que as pessoas ao seu redor a enxerguem como alguém com estofo para ser presidente de uma empresa é dizer a elas que um dia você quer ser presidente da empresa. Quando declaramos nossa ambição, as pessoas começam a pensar em nós em relação a essa ambição. Mais importante: você também começa a pensar em si mesma naquele contexto, e isso lhe dá a confiança para se tornar o que quiser.
E essa ambição não precisa ser “realista”. Anos atrás, quando era uma ambiciosa diretora de contas na Bartle Bogle Hegarty (BBH) em Londres, coloquei meu chefe, Nigel Bogle, contra a parede e exigi saber para onde estava indo na agência. Nigel devolveu a pergunta. Ele disse: “Cindy, diga-nos o que quer e faremos com que isso aconteça. E não se limite à esfera do possível. Se quiser um cargo que ainda não existe, diga-nos”. Então pensei sobre isso e voltei a procurar Nigel. Disse: “O emprego dos meus sonhos seria dirigir a BBH US em Nova York”. Na época, a BBH tinha apenas um escritório, em Londres, mas Nigel disse: “Bem, estamos pensando nos Estados Unidos, então seu pedido foi anotado”.
A BBH abriu um escritório na Ásia-Pacífico em seguida, então me mudei para Cingapura por dois anos para ajudar a administrá-lo, mas em 1998 consegui o emprego dos meus sonhos – fundadora e presidente da BBH de Nova York.
3. Negocie para receber o quanto você vale
Ainda me lembro da primeira vez que negociei meu salário – na agência de publicidade Gold Greenlees Trott em Londres, onde trabalhei antes de ir para a BBH. Eles fizeram uma análise entusiasmada do meu trabalho, e então me disseram qual era o meu aumento salarial. Era mil libras a menos do que eu queria.
Sabia que teria de lutar por aquelas mil libras. Estava nervosa, com as palmas das mãos suadas, não conseguia pensar direito no que dizer, mas disse a mim mesma: Cindy, abra a boca e apenas diga. Não me lembro do que disse exatamente – minha voz parecia muito baixa e muito distante, como se não estivesse saindo de mim –, mas consegui listar argumentos sobre por que eu deveria receber mil libras a mais. Meus chefes olharam para mim boquiabertos, e então um deles disse: “Cindy, espere um momento lá fora e depois a chamaremos”. Fiquei de pé no corredor do lado de fora do escritório durante o que pareceu uma eternidade, mas que na verdade foram apenas alguns minutos – e então eles me chamaram de volta, e me deram aquelas mil libras adicionais.
Para mim tudo passou a ser negociação. Portanto, quero que você negocie, que consiga o máximo de dinheiro que puder. Não apenas para você. Preciso que faça isso por nós.
Vá para a sua próxima revisão salarial determinada a obter o maior aumento que puder. Faça isso porque, além do benefício que trará a você, se não o fizer, quando a equipe de liderança de sua empresa olhar para a gigantesca folha de Excel com todos os salários da companhia, e quando virem – como o farão – que todas as mulheres recebem menos que os homens, vão entender que é porque as mulheres valem menos que os homens. As pessoas valorizam você segundo o valor que você coloca sobre si mesma. Entre lá, apresente o seu valor e obtenha o maior aumento salarial que puder.
O outro motivo para conseguir a maior quantia de dinheiro que puder é porque dessa forma você poderá financiar outras mulheres. Poderá doar para outras mulheres. Apoiar outras mulheres. Ajudar outras mulheres. Precisamos construir nosso próprio ecossistema financeiro, porque o masculino não está funcionando para nós.
Então, como se negocia? É muito simples. Antes de qualquer coisa, mantenha em mente que você está indo para uma conversa de negócios. Nessa conversa você vai demonstrar suas habilidades ao seu chefe e à sua empresa. Ao negociar você estará apenas exercitando, de forma visível, sua ambição, determinação, perspicácia empresarial e expertise em negociar, qualidades que seu chefe e sua empresa esperam que você exercite todos os dias em nome deles. Essa é apenas uma conversa de negócios como outra qualquer.
Segundo, você pedirá a quantia mais alta que puder dizer em voz alta sem cair na risada. Acredite, funciona. Eis uma prova. No ano passado eu estava bebendo com uma amiga. Ela me contou que no dia seguinte teria de fazer uma apresentação e uma revisão salarial com o chefe. Perguntei a ela quanto estava ganhando, e ela me disse. Fiquei horrorizada. Ela tinha um cargo importante em uma grande empresa, e o valor que agregava era bem visível. Seu salário era bem menor do que eu achava que seria. Então lhe dei alguns conselhos sobre negociação, que ela prometeu seguir.
Recebi um e-mail dela na semana seguinte dizendo “não tenho como lhe agradecer”. Ela seguiu meu conselho e duas coisas aconteceram. Primeiro, seu chefe (homem) disse a ela: “Eu teria ficado desapontado se você tivesse simplesmente aceitado o que oferecemos”. (Conversa de negócios, demonstrando suas habilidades para negociar!) Segundo, a diferença entre o que ela teria aceitado e o que ela negociou usando meu conselho (porque parte disso era dinheiro vivo, e parte aspectos do pacote) era de US$ 100 mil. É essa quantia que as mulheres estão deixando em cima da mesa quando não negociam.
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4. Denuncie o assédio sexual
O assédio sexual é o maior problema que as empresas enfrentam hoje em dia. Isso porque ele passa por todo o espectro – dos comentários de teor sexual feitos deliberadamente para deixar as mulheres desconfortáveis, passando pelas propostas indecentes, passadas de mão e perseguição, até agressão sexual violenta e estupro. Isso tudo, combinado com retaliações quando as reclamações são feitas, tira carreiras do trilho, destrói ambições, impede que mulheres alcancem a liderança e o poder. Como resultado, todas as indústrias sofrem uma hemorragia de talento, criatividade e habilidades femininas, o que, por sua vez, impede que elas se reinventem por meio da inovação feminina e que ganhem muito mais dinheiro.
Há duas soluções simples para o assédio. Primeiro, tornar cada nível e ambiente de trabalho igualitário ou colocar mais mulheres do que homens na empresa o mais rápido possível. O assédio vai desaparecer como num passe de mágica, devido à ausência do endosso implícito masculino dominante a esse comportamento e porque quando os homens interagem com colegas mulheres que estão no mesmo nível que eles tendem a parar de enxergá-las só como namoradas ou secretárias. Segundo, discutir abertamente e infundir na sociedade um padrão universal de bons valores sexuais e de bom comportamento sexual.
No entanto, até conseguirmos fazer com que isso aconteça, peço que denunciem o assédio sexual publicamente no momento em que ele acontecer. Denunciem o homem que o está praticando. Delatem-no para a sua empresa. Contem ao máximo de pessoas possível o que aconteceu. Vocês podem achar que suas carreiras sofrerão se vocês se pronunciarem. Posso garantir que suas carreiras sofrerão se não o fizerem. Ficamos em silêncio sobre o assédio sexual por tempo demais. Finalmente as mulheres estão falando sobre isso, e os homens estão enfrentando as consequências. Por favor, levante você também sua voz e ajude a pôr um fim nisso de uma vez por todas.
Durante tempo demais nos foi dito para imitar os homens no local de trabalho, e fomos criticadas por não conseguir fazê-lo. Chegou o momento de moldar o local de trabalho aos nossos valores e crenças, fazer com que ele funcione para nós e não o contrário, e construir nosso próprio ecossistema financeiro e empresarial, no qual os homens ficarão muito mais felizes em trabalhar. Isso é o que eu quero que vocês façam em 2018.
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