Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 16 de março de 2018

"Não vamos deixar a voz de Marielle morrer"

Em meio ao medo e comoção, moradoras da Maré e amigas lamentam a perda da figura que conseguiu, na política, dar visibilidade às causas da comunidade: "É como se um pedaço de nós fosse tirado, mas vamos continuar”.
15.03.2018
João Soares (do Rio)
Protesto diante da Câmara dos Vereadores: assassinato comoveu o Rio
Protesto diante da Câmara dos Vereadores: assassinato comoveu o Rio
“Tristeza não dá conta de explicar. A Maré está em frangalhos”, descreve a artista Tereza Onã, coordenadora de projetos sociais no conjunto de favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro onde morava a vereadora Marielle Franco, do Psol, assassinada na noite de quarta-feira (14).

“O clima estava cinzento. Nas ruas, todos estão com o semblante fechado”, relata Joelma de Souza, educadora social que vive na Nova Holanda, uma das favelas que integram a Maré e amiga de Marielle há 16 anos. “Aqueles que não tinham uma proximidade com ela, tanto política como de trabalho, paravam a gente na rua, abraçavam. A favela está de luto”.
Joelma e Marielle se conheceram no pré-vestibular comunitário da Maré, em 2002. “A gente tinha a percepção que o acesso a lugares privilegiados, como a universidade, traria um desenvolvimento para a região e, de fato, isso aconteceu. Em comparação a outras favelas, a Maré tem muitas ações que movimentam a comunidade. A Marielle construiu isso durante esses anos. Antes de ser vereadora, ela já era uma força ali dentro”, conta, durante a homenagem que reuniu uma multidão diante da Câmara dos Vereadores.
Brasilien Proteste Ermordung Kommunalpolitikerin Marielle Franco (Reuters/P. Olivares)
Comoção em torno do caixão de Marielle
Há três semanas, Marielle usou sua fala na tribuna da Câmara dos Vereadores do Rio para lembrar a ocupação militar do conjunto de favelas entre 2016 e o ano passado e criticar a atual intervenção federal.
“Eu vivi na Maré a intervenção militar por 14 meses. Os favelados e faveladas sabem exatamente o que é o barulho do tanque na sua porta. Onde vai ser essa intervenção? Para onde a ponta do fuzil vai ser apontada? A Defensória Pública é contra, o Ministério Público é contra. Na Maré, durou mais de 14 meses e custou mais de 600 milhões de reais”, discursou.
Marielle foi a quinta vereadora mais votada nas eleições municipais de 2016 do Rio de Janeiro. Era a primeira vez que ela concorria a um cargo eletivo. Antes, tinha trabalhado como assessora parlamentar do deputado estadual Marcelo Freixo, também do Psol.
Moradores da região e outras favelas do Rio ouvidos pela reportagem enfatizaram que, em meio ao luto, estão divididos entre a necessidade de seguir na luta por direitos e o imobilismo provocado pelo medo.

Multidão reage com protesto à morte de vereadora no Rio


“É uma tentativa de calar não só a mulher, mas a representatividade da mulher preta e favelada. A gente vem saindo de um lugar invisível e ganhando força na política. Parece que não adianta a gente se colocar, senão seremos mortas. É como se um pedaço de nós fosse tirado, mas a gente tem que continuar”, diz Joelma.
“Estou assustada. Pediram para eu não dar entrevista. Paz sem voz é medo. Eu tenho que botar meu sapato e sair para trabalhar como se estivesse tudo bem, como se eu tivesse os mesmos direitos. Uma mulher que não é da favela, que não é negra, pode estar sentindo, mas ela não sabe o que é não ter voz”, desabafa Tereza Onã.
Flowers are seen before the wake of councilwoman Marielle Franco, 38, who was shot dead, in Rio de Janeiro (Reuters/S. Moraes)
"Parem de nos matar": mensagem nas escadarias da Câmara
No último sábado, Marielle fez uma postagem em sua rede social na qual chamava o 41º Batalhão de Polícia Militar como “batalhão da morte”, após três jovens terem morrido na favela de Acari.
Uma integrante do coletivo “Fala Akari”, que denuncia violações de direitos cometidos por forças policiais na comunidade, diz que os moradores da região estavam muito assustados na manhã de desta quinta e manifestaram temor pelos integrantes do grupo.
 “Nós ficamos, ao mesmo tempo, ameaçados e com mais garra para lutar. Nossa organização tem uma postura apolítica, mas a Marielle era uma voz muito importante que ajudava a ecoar nosso grito. A gente dá uma cambaleada com a notícia, mas não vamos cair”, afirmou.
A necessidade de dar continuidade à luta da vereadora também foi enfatizada por Tereza Onã. “O corpo dela pode ter morrido, mas não vamos deixar a voz dela morrer. Meus ancestrais apanharam de chicote para eu poder estar aqui agora. A voz dela tem que estar presente, senão outras mulheres negras não vão ter coragem de se pronunciar”, desabafou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário