Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Conheça 10 mulheres que mudaram a história da ciência mundial

Mae Jemison no espaço (Foto: Wikimedia Commons)
Descubra a trajetória de mulheres que lutaram para conquistar seu espaço na ciência08/03/2018 / POR LARISSA LOPES*GalileuDe acordo com dados doInstituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), hoje as mulheres são maioria na graduação e na pós. Mas nem sempre foi assim.











A educação foi um direito conquistado através do trabalho e da determinação de muitas mulheres que lutavam para que todos progredissem em conjunto.
Relembramos cientistas que lutaram pela representatividade e abriram as caminhos para que outras mulheres se interessassem pela ciência. Conheça a história de 10 delas:
1. Elisabeth Blackwell
Elizabeth Blackwell (Foto: by Joseph Stanley Kozlowski, via Wikimedia Commons)
Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina nos Estados Unidos. Se formou em 1849, na Geneva Medical College, onde mais tarde sua irmã também concluiu o curso.
Ao longo de toda a sua vida, Elizabeth teve que trabalhar muito para conseguir reconhecimento na área. Seus amigos não acreditavam que ela conseguiria ser aceita em um curso de medicina. Quando isso aconteceu, tentaram distanciá-la do resto dos alunos (todos homens) várias vezes, inclusive durante as aulas, quando abordavam a reprodução humana — na época, o tema era considerado inapropriado para uma mulher.
Depois de formada, abriu caminho para que outras mulheres seguissem a carreira médica e fundou diversas instituições como a New York Infirmary for Indigent Women and Children, a Woman’s Medical College da New York Infirmary, a London School of Medicine for Women e a National Health Society.
2. Bertha Lutz
Bertha Lutz (Foto: By Unattributed; restored by Adam Cuerden [Public domain], via Wikimedia Commons)
Filha do médico Adolfo Lutz e da enfermeira inglesa Amy Bruce Lee, Bertha seguiu os passos científicos dos pais e se tornou uma das maiores biólogas da história brasileira. Mas além da ciência, Bertha se dedicava a outra paixão: a luta pelos direitos da mulher.
Foi esse tema que a influenciou a estudar Direito, para que então pudesse atuar mais ativamente no processo de aprovação do voto feminino no Brasil, que ocorreu em 1932.
Antes disso, Bertha estava a frente da fundação e organização de diversas organizações do movimento sufragista brasileiro. Foi também pesquisadora do Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
“Para a mulher vencer na vida, ela tem que se atirar. Se erra uma vez, tem que tentar outras cem. É justamente a nova geração a responsável para levar avante a luta da mulher pela igualdade”, disse Bertha Lutz.
3. Chien-Shiung Wu
Chien-Shiung Wu (Foto: By Smithsonian Institution (Flickr: Chien-shiung Wu (1912-1997), via Wikimedia Commons)
A chinesa Chien-Shiung Wu foi a primeira mulher a se tornar membro da American Physical Society. Criada em uma família progressista, ela sempre foi encorajada a seguir nos estudos e começou a sua jornada na primeira escola para meninas da sua cidade, construída pelo seu pai, um importante ativista pelos direitos das mulheres.
Se mudou para os Estados UNidos em 1936 e lá desenvolveu a maioria se suas pesquisas. Estudou o enriquecimento de urânio, trabalhou no Projeto Manhattan e refutou a lei da conservação da paridade.
Seu trabalho e sua presença nos laboratórios quebrou paradigmas e mudou a história. “O principal bloqueio no caminho de qualquer progresso é e sempre foi a tradição inquestionável”, considerava Chien-Shiung Wu.
4. Mamie Phipps Clark
Mamie (Foto: Reprodução)
Quando Mamie nasceu em 1917, a população negra ainda vivia segregada e à margem de serviços de educação e saúde nos Estados Unidos. Para ajudar a reverter esse quadro, ela se dedicou ao estudo da psicologia e fez um mestrado sobre como a questão racial impacta a identidade de crianças negras. Em 1943, se tornou a primeira-mulher negra a obter o doutorado na Universidade de Columbia (foi também a segunda pessoa afro-americana a alcançar o título, pois a primeira havia sido seu marido, Kenneth Clark).
Junto com Kenneth, ficou conhecida pelos experimentos com bonecas brancas e negras, que mostraram como o racismo prejudica a autoimagem da população negra. Seu estudo ajudou a acabar com a segregação em escolas públicas em 1954.
5. Patricia Bath
  •  
Patricia Bath (Foto:  Sinclair College/youtube)
Patricia sempre soube que queria ser médica, mas enfrentou muita discriminação para entrar em uma faculdade de medicina. Apesar de, na sua época, já permitirem a presença de mulheres em faculdades, o ensino superior ainda era uma possiblidade distante para alunos negros.
Conseguiu uma vaga no curso de medicina da Howard University e começou a estagiar no Hospital do Halem, onde nasceu e cresceu. Mais tarde, foi aceita em um programa de residência de Columbia, mas nunca deixou de atuar em seu bairro.
Começou a trabalhar com oftalmologia e notou que pessoas de comunidades mais pobres tinham uma tendência maior para desenvolver problemas de visão porque geralmenete não passavam pelo diagnóstico e tratamento adequados. 
Criou tratamentos para catarata e foi cofundadora da American Institute for the Prevention of Blindness. O sucesso de sua pesquia lhe garantiu uma vaga entre os docentes da Universidade da Califórnia em Los Angeles, Estados Unidos. Foi a primeira professora de oftalmologia da instituição.
6. Katherine Johnson
Katherine Johnson em frente ao prédio cujo nome inspirou (Foto: NASA)
Junto com suas colegas Dorothy Vaughan e Mary Jackson, a história de Katherine Johnson inspirou a história do filme “Estrelas Além do Tempo”, indicado a três Oscar.
Katherine trabalhou durante 33 anos na Nasa e quebrou várias barreiras impostas às mulheres negras dentro da agência espacial. Em seu primeiro cargo, o de computador humano (trabalho das pessoas que faziam os cálculos por trás de todas as invenções da NASA), ela questionou por que as mulheres não podiam participar das reuniões da agência.
Com o tempo, conseguiu um espaço na sala de reuniões e começou a se envolver em projetos maiores. Seu talento para matemática a promoveu para o cargo de líder de cálculos de trajetória e a incluiu em equipes de missões para Lua e Marte.
7. Mae Jemison
Mae Jemison (Foto: NASA (Great Images in NASA Description), via Wikimedia Commons)
Astronauta, médica, empreendedora e fã de Star Trek. Foi se inspirando na tenente Uhura desde pequena que Mae Jemison se tornou a primeira mulher afro-americana a chegar ao espaço. A bordo do ônibus espacial Endeavour, ela representou a população negra ao levar uma estátua bundu, um poster da dançarina negra Judith Jamison e uma bandeira da primeira irmandade de universitárias afro-americanas.
Antes de ir para o espaço, a polímata já tinha cursado engenharia química, medicina e estudos afro-americanos nas melhores universidades dos Estados Unidos. Quando voltou da viagem espacial, começou a investir em projetos tecnológicos.
“A primiera coisa sobre o empoderamento é entender que você tem o direito de estar envolvida. A segunda é que você tem contribuições importantes a fazer, e a terceira é que você tem de se arriscar para fazer essas contribuições”, disse Mae Jemison.
8. Kalpana Chawla
Kalpana Chawla (Foto: NASA)
Apesar de seus pais não apoiarem suas decisões profissionais, a indiana Kalpana Chawla estudou engenharia aeroespacial e se mudou para os Estados Unidos a fim de se tornar uma astronauta. Em 1997, fez seu primeiro voo e ficou conhecida por ser a primeira mulher indiana a ir para o espaço. O feito a tornou famosa em seu país, onde inspirou diversos jovens a perseguir o sonho de ser um cientista.
Infelizmente, Kalpana foi uma das sete vítimas da explosão do ônibus espacial Columbia, ocorrido em 2003. Seu nome ainda é lembrado na Índia como sinônimo de pioneirismo.
9. Maryam Mirzakhani
Maryam Mirzakhani em 2014, ano em que ganhou a Medalha Fields (Foto: Stanford University)
Nascida no Irã, Maryam Mirzakhani é a única mulher a ganhar a Medalha Fields, o Nobel da matemática. Suas contribuições ajudaram o avanço da geometria hiperbólica, gerando equações para compreender formas e superfícies curvas.
Para chegar onde chegou, Maryam teve que pedir que sua escola, que era só para meninas, desse o mesmo conteúdo que as escolas para meninos ensinavam. Mais tarde, se formou em Harvard e deu aulas em Stanford.
Infelizmente, faleceu em 2017, aos 40 anos, por um câncer de mama.
10.  Wangari Maathai
Wangari Maathai (Foto: By Demosh, via Wikimedia Commons)
Laureada com o Prêmio Nobel da Paz de 2004, a professroa queniana Wangari Maathai aliou políticas de preservação ambiental ao progresso feminino de seu país.
Um de seus principais feitos foi o Movimento do Cinturão Verde, fundação que remunera mulheres africanas ao incentivá-las a plantar árvores para combater o desmatamento e desertificação da região. As Nações Unidas estimam que cerca de 900 mil mulheres tenham colaborado com o projeto, que as ajuda a sustentar suas famílias.
“Naquela parte da África, são as mulheres as primeiras vítimas da degradação ambiental, porque são elas que vão buscar água; então, se não há mais água, são elas que têm de caminhar durante horas para trazê-la”, explica Wangari. “São elas que buscam lenha. São elas que produzem alimento para as famílias. Assim, é fácil explicar a elas que o meio ambiente está degradado e persuadi-las a agir”.
Com informações dos livros As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo (Blucher, R$49,90, 128 páginas) e Lute Como uma Garota: 60 Feministas que Mudaram o Mundo (Cultrix, R$45,00, 368 páginas).
*Com a supervisão de Thiago Tanji

Nenhum comentário:

Postar um comentário