Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 12 de maio de 2012


É possível evitar um psicopata do amor?

 LUCIANA VICÁRIA
   
Vanessa em foto de divulgação de seu livro
Há algumas semanas conversei com a jovem escritora Vanessa de Oliveira, após ler 200 páginas de seu novo livro “Psicopatas do Coração”, da editora Urbana, sem conseguir parar. Eu estava intrigada. Como uma mulher experiente e descolada como Vanessa (ela diz que passou um tempo de sua vida como prostituta) poderia ter caído nas armadilhas de um louco compulsivo?
Vanessa conta detalhes de como conheceu John (nome inventado por seu, na época, namorado), os momentos felizes que passaram juntos até a descoberta de toda a verdade. Mais impressionante que a cena de violência, em que John agride Vanessa de forma descontrolada, é a estratégia do sujeito para conquistar e manter as aparências. “Ele escrevia as mesmas frases, mandava os mesmos postais, fazia as mesmas surpresas para todas suas amantes”, diz Vanessa, que se tornou amiga das ex-mulheres de John.
A parte final do livro é uma espécie de manual dos sinais de um psicopata do amor, como age e o que deseja a cada atitude planejada. Segundo a psicologia, o psicopata do coração se realiza no ato da conquista, um prêmio bem maior do que o próprio amor do parceiro. E costuma ter um grande prazer em ver o outro sofrer por ele.
Adorei o livro pela história e lição de vida. Mas sinceramente acho difícil reconhecer um desses na rua, e eliminá-lo da vida antes de ser pego por ele… Por mais que a ciência faça um tratado e descreva cada uma de suas atitudes, como evitar alguém que tem o dom da conquista? Quando se está apaixonada tudo é cor de rosa, até que os fatos nos mostrem o contrário. E mesmo quando eles mostram, há quem duvide da realidade…


Nenhum comentário:

Postar um comentário