Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 16 de maio de 2017

Terceiro gênero do México: o povoado onde homens assumem papeis das mulheres

Chamados de muxes, eles são respeitados nas famílias tradicionais e vistos como os melhores filhos



Retrato de Kazandra, vestida com o traje tradicional do Istmo de Tehuantepec, junto ao altar da família. Em todas as casas zapotecas, é possível encontrar um altar dedicado aos entes queridos falecidos, com seus retratos e estampas de santos.Ver galeria de fotos
Retrato de Kazandra, vestida com o traje tradicional do Istmo de Tehuantepec, junto ao altar da família. Em todas as casas zapotecas, é possível encontrar um altar dedicado aos entes queridos falecidos, com seus retratos e estampas de santos. NURIA LÓPEZ TORRES
Dizem em Juchitán que São Vicente, patrono dessa região do sul do México, viajava com três sacos cheios de grãos que ia distribuindo por todo o país. Em um deles, estavam os grãos masculinos; no outro, os femininos; e, em um terceiro, eles eram misturados. “Em Juchitán, o terceiro saco rasgou”, brincam os habitantes das comunidades zapotecas. Bem na cintura do México, no Istmo de Tehuantepec (Estado de Oaxaca), vivem os muxes, indígenas nascidos com sexo masculino que assumem papeis femininos.
Conhecidos como o terceiro sexo do México, acredita-se que a palavra “muxe” venha da adaptação fonética da palavra espanhola “mujer” (mulher). Os zapotecos formavam, a seu tempo, uma das civilizações mais avançadas da Mesoamérica.
Os muxes, presentes já na época pré-colombiana, são respeitados nas famílias tradicionais, onde são considerados os melhores filhos, pois, diferentemente dos heterossexuais, que acabam virando independentes, eles nunca saem de casa e se tornam um ponto de apoio incondicional, especialmente para as mães. Em algumas famílias sem filhas, ocorre até mesmo de as mulheres criarem um dos filhos homens como se fosse uma menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário