Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Aumentam os casos de violência contra a mulher


Leia o artigo da coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra, Dra. Sueli Amoedo

16/07/2019

Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter




Aumentam os casos de violência contra a mulher
Eu começo a semana com cinco boletins de ocorrência na minha mesa, encaminhados pelo zeloso e preocupado com a violência contra a mulher, Dr. Altamiro Nunes, delegado da Primeira DP de Taboão da Serra. 

Dois destes casos são de violência sexual, inclusive um deles com grande repercussão na cidade, com vídeos mostrando o desespero da vítima, que felizmente escapou e o agressor foi preso. Dois casos de violência doméstica, com agressões violentas, sem prisão do agressor.

E o quinto boletim se refere a uma tentativa de feminicidio, caso grave, onde o ex-companheiro culpava a filha da mulher pelo fim do casamento. Arrombou a porta e invadiu a residência e com um pedaço de pau e passou a agredir a vítima com golpes em sua cabeça,  braços e costas, quase perdendo os sentidos. Agressor foi preso posteriormente pela Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra. 

Em um levantamento feito hoje na Coordenadoria, verifiquei que até maio, já atendemos um pouco mais da metade de todo o ano de 2018. Possivelmente, fecharemos o ano com um aumento substancial nos atendimentos. 

Também hoje a revista Número e Gênero disponibilizou uma pesquisa informando que o Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação), recebeu em 2017, 26.835 registros de estupros em todo o país, o que equivale a 73 estupros registrados a cada dia daquele ano. Destes, 89% tiveram mulheres como vítimas. O Acre teve maior percentual: de 99% , e São Paulo e Rio Grande do Sul com menores percentuais: 86%.

Sueli Amoedo, advogada e coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra

As mulheres também maioria entre as vítimas de violência dos 209.580 registros, 67% das pessoas agredidas e 30% morreram dentro casa. Assim como a perspectiva de raça informa que negras foram maioria entre as mulheres assassinadas. 

Logo cedo, na última segunda-feira, os noticiários trouxeram através do Ministério da Família e Direitos Humanos, informações de que entre janeiro a junho de 2019, houve 2.688 casos de tentativa de feminicidio, 4 vezes mais que o mesmo período do ano passado.

Esses índices deixam muito claro que devemos investir em políticas públicas de enfrentamento a violência contra a mulher, falando nas escolas desde cedo de formas de respeito e principalmente na desconstrução do pensamento patriarcal de que a mulher é posse do homem. 

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Taboão, pasta pertencente à Secretaria Municipal de saúde, tem dois projetos para crianças e adolescentes. Um com a Polícia Militar,  através do Propose, coordenado pelo PM Gallo, sob o comando do Comandante Márcio dos Passos Santos e também um projeto com a Fundação Casa, em que falamos com os menores que lá cumprem pena. Está sendo maravilhoso falar com os jovens de violência contra a mulher e políticas de enfrentamento. 

Deixo aqui meus agradecimentos ao Dr. Altamiro Nunes, por esse olhar diferenciado nos atendimentos as mulheres em situação de violência, bem como a Guarda Civil Municipal de Taboão da Serra por sempre atender com respeito e cuidados essas mulheres que precisam ser fortalecidas para irem até a delegacia prestar queixas das agressões sofridas.

POR: Sueli Amoedo, advogada e coordenadora dos Direitos da Mulher de Taboão da Serra

Nenhum comentário:

Postar um comentário