Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013


Faculdade dos EUA rejeita a entrada de estudantes do sexo feminino

Desde sua fundação, em 1917, a Deep Springs, na Califórnia, veta o ingresso de mulheres em quadro de alunos

Localizada na Califórnia, Deep Spring College 
conta apenas com estudantes homens 
(Reprodução/Internet)
Uma excentricidade tem estado escondida por quase um século em uma região árida a leste das montanhas Sierra Nevada na Califórnia. Deep Springs é uma faculdade de dois anos e, também, um sítio de gado e alfafa. Seus 26 estudantes dividem tarefas de irrigação dos campos e apascentamento do gado, mas também as de consertar aquecedores e arear panelas, assim como ler Nietzsche e solucionar problemas matemáticos. Eles não pagam mensalidade e a sua maioria termina sua graduação em Harvard, Yale e afins.

E todos eles são homens. A faculdade não aceitou estudantes do sexo feminino como estudantes regulares desde sua fundação em 1917, de acordo com um testamento estipulado por Lucien Nunn, o magnata que a fundou como um lugar “para jovens homens promissores”. A atmosfera é intelectual, austera e ascética, e a faculdade é um corpo democrático, onde comitês liderados por estudantes deliberam a respeito do processo seletivo de novos estudantes, contratam os professores e estabelecem a maior parte das questões regulamentares.

A grande exceção se relaciona com a questão da coeducação. Desde os anos 70, diversos corpos discentes fizeram pressão para que mulheres fossem aceitas, apenas para serem vetados pelos conselheiros da faculdade. Apenas recentemente, com o apoio de um magnata mais jovem da turma de 1980, os apoiadores da coeducação se sentiram capazes de defender seu ponto de vista. Em setembro de 2011 eles se movimentaram para efetuar a mudança. Jovens mulheres foram convidadas a se candidatarem para a turma de 2013.

Em 8 de janeiro o plano veio abaixo. Um tribunal municipal rejeitou o pedido dos conselheiros de reinterpretação do testamento da faculdade. Um juiz julgou que “homens jovens” de fato quer dizer homens jovens. As garotas foram sumariamente rejeitadas. Deep Springs é uma de apenas quatro faculdades não religiosas somente para homens dos EUA que ainda restam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário