O estresse continuado, que pode se transformar em uma condição crônica, é um perigo para a saúde física e mental. Pequenos esquecimentos, dificuldades em se concentrar em atividades simples e irritação constante são sinais de alerta. Quem avisa é Cristiane Alasmar, psicóloga do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

É possível reconhecer os sinais do estresse? Quais são e como identificá-los?
25844fk1dqxwti2 freedigitalphotos Nocivo em qualquer idade: é preciso estar atento aos sinais do estresse
É possível reconhecer alguns sinais de alerta do estresse como: apatia, dificuldade de concentração, irritabilidade e esquecimento, por exemplo. Esses sinais de alerta podem aparecer antes mesmo de se instalar sintomas como insônia, cefaleia, dores musculares, taquicardia, problemas de pele e cabelo ou muitos outros problemas que podem surgir em momento de estresse.
Qual o perfil dos pacientes com problemas de estresse e quando eles procuram ajuda para o problema?
O estresse é uma reação do organismo que ocorre quando surge a necessidade de uma adaptação grande a um evento ou situação de importância. O que tenho observado são pessoas que procuram ajuda quando motivadas por parentes ou colegas que percebem algo diferente, como mudanças de atitudes ou comportamentos.
As pessoas costumam procurar ajuda quando sentem algum mal-estar e este permanece por algum período causando incômodo e algumas vezes até prejuízo, principalmente nas relações. Elas percebem que algo está diferente do costume e não conseguem lidar com esta dor sozinhas.
Como evitar o estresse e o que fazer quando ele se torna crônico?
O estresse pode ser positivo em sua fase inicial, pois produz adrenalina, dando ânimo, vigor e energia, fazendo assim a pessoa produzir mais e ser mais criativa. Porém, com o passar do tempo, se esta reação permanecer inalterada, pode se tornar prejudicial, reduzindo a produtividade, dificultando as relações interpessoais, produzindo sintomas prejudiciais à saúde física e mental.
Quando o estresse se torna crônico, passa a ser necessária ajuda profissional e medidas adicionais podem auxiliar no controle dessa condição. Por exemplo: mudar alguns hábitos rotineiros, buscar atividades que induzam o relaxamento, dar atenção à alimentação e cuidar do estilo de vida de um modo geral.
Quais são os reflexos para a saúde das situações de estresse e do estresse crônico?
Além de transtornos mentais, inúmeras doenças podem ser agravadas a partir de reações agudas ou crônicas ao estresse.
Sintomas como dor de cabeça, de estômago, problemas de pele, tensão e inúmeros outros podem estar associados ao estresse e até representar manifestações de doenças de vários sistemas orgânicos.
Em qual idade o estresse é mais nocivo à saúde?
Não temos como afirmar que em alguma idade o estresse seja mais nocivo do que em outra. O estresse, se não tratado, será nocivo em todas as idades.
Além do acompanhamento médico é necessário também acompanhamento psicológico?
Sim, pois o acompanhamento psicológico é importante para ajudar a pessoa a encontrar o equilíbrio e promover o autoconhecimento.
Assim, pode-se trabalhar com a situação estressora atuando mais diretamente na(s) causa(s)
por Enio Rodrigo