Denúncia de tráfico de mulheres ao Ligue 180 inicia investigação de quadrilhas no Brasil e na Espanha
Suspeitos foram presos, em Salvador, e operação trabalha para o resgate das vítimas e fechamento de dois estabelecimentos de prostituição na Espanha
Com Polícia Federal e Agência Brasil
Uma ligação telefônica à Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), foi o ponto de partida para investigação da Polícia Federal e do Cuerpo Nacional de Policia, da Espanha, sobre tráfico e exploração sexual de mulheres naquele país. Divulgada nessa quarta-feira (30/11), a Operação Planeta prendeu, em Salvador, dois suspeitos de aliciar brasileiras para a Europa, atraídas pela promessa de emprego como dançarinas.
“Essa é a segunda denúncia feita ao Ligue 180 que, no período de seis meses, resulta em prisões de aliciadores, traficantes e exploradores sexuais de mulheres. Estamos certas de que a denúncia com informações precisas é o passo inicial para livrar as mulheres da violência. A partir dela, o governo federal pode acionar a polícia e os serviços diplomáticos para resgatar as brasileiras no exterior”, afirma a secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SPM, Aparecida Gonçalves.
As mulheres recebiam passagens aéreas, 100 euros para despesas e seguiam para a Europa. Lá, se viam obrigadas a trabalhar como prostitutas e descobriam que haviam contraído uma dívida de 4 mil euros. De acordo com a Polícia Federal, as mulheres faziam programas ao custo de 40 euros cada. Elas eram frequentemente transferidas para outras casas noturnas, para que não estabelecessem vínculos de amizade suficientes para ajudá-las a escapar.
A Polícia Federal continua trabalhando para cumprir um mandado de condução coercitiva e três mandados de busca e apreensão. Na Espanha, serão efetuadas prisões e o fechamento de dois estabelecimentos de exploração sexual, além do resgate das vítimas. A operação tem apoio da Embaixada do Brasil em Madri.
Ligue 180 Internacional - As mulheres em situação de violência na Espanha devem ligar para 900 990 055, fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em Português) o número 61-3799.0180.
Em Portugal, devem ligar para 800 800 550, também fazer a opção 1 e informar o número 61-3799.0180. E, na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 1 e, depois, informar o número 61-3799.018.
O serviço do Ligue 180 no exterior conta com a parceria do Ministério da Justiça e suporte de embaixadas brasileiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário