Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013


SPM e Ministério da Justiça debatem, nesta 6ª feira, gravidez no cárcere

31/01 - SPM e Ministério da Justiça debatem, nesta 6ª feira, gravidez no cárcere
Inscrições devem ser feitas pelo e-mail: daniela.canhaci@mj.gov.br
Representantes dos órgãos falarão sobre ações voltadas às mulheres em situação de prisão, partindo de casos exibidos no documentário “Mães do Cárcere” 
 
Dados do Ministério da Justiça indicam que existem mais de 36 mil mulheres presas no Brasil. Muitas delas dão à luz dentro das prisões e permanecem com seus filhos por até seis meses em penitenciárias. Essa realidade estará em debate nesta sexta-feira (01/02), em Brasília.
 
A discussão tem a participação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR). “Esse debate é fundamental para dar visibilidade à situação das mulheres encarceradas. Chamar a atenção para essa situação é mostrar a necessidade de desenvolver políticas públicas específicas para garantir os direitos dessas mulheres e reduzir a situação de vulnerabilidade em que se encontram”, declara Aline Yamamoto, coordenadora-geral de Acesso à Justiça e Combate à Violência da SPM. 
 
Ela enfocará as ações do governo federal voltadas aos direitos das mulheres em situação de prisão, a exemplo do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Estará ao lado da coordenadora da Comissão Especial do Projeto Mulheres do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) do Ministério da Justiça. A discussão vai abordar as condições das gestantes e mães nas prisões, maior parte formada por jovens, solteiras e negras. Em geral, elas foram condenadas por crimes associados ao tráfico de drogas.
 
Para contribuir com as reflexões, o Cinesal - atividade organizada pela Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) do Ministério da Justiça -, exibirá o documentário “Mães do Cárcere”, apresentado pelo jornalista Roberto Cabrini no programa Conexão Repórter, em julho de 2012. Na ocasião, ele acompanhou a rotina das prisões femininas e a realidade vivida por mulheres que passam a gravidez atrás das grades.
 
Debate e exibição do documentário “Mães do Cárcere”
Data: 1º de fevereiro de 2013 (sexta-feira)
Horário: das 15h às 18h
Local: Auditório Tancredo Neves do Ministério da Justiça (Esplanada dos Ministérios Bloco T, 2º andar) - Brasília/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário