Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 15 de junho de 2019

ONDE ESTÃO AS MULHERES DA CIÊNCIA?


Mulheres na ciência

Nossa! Não tem nenhuma mulher aqui!”, essa é uma frase que muitos visitantes do Instituto Butantan falam ao passar pelas exposições de seus 4 museus: Museu Biológico, Museu de Microbiologia, Museu Histórico e Museu de Saúde Pública Emílio Ribas. O Instituto Butantan é uma instituição centenária, fundada em 1901, que atua na área da Saúde Pública com a produção de imunobiológicos, o desenvolvimento de pesquisas científicas e a promoção de ações culturais e de divulgação científica. Em nenhuma de suas exposições sobre ciência e história não há citações ou fotos de mulheres cientistas, fazendo pensar que a presença de pesquisadoras na instituição é uma novidade, algo recente.

Contudo, ao consultar relatórios da instituição encontramos, já na década de 1930, mulheres com nível universitário atuando com pesquisa científica, como é o caso da Jandyra Planet do Amaral: cientista que trouxe a vacina da BCG (Bacilo Camette-Guérin) para o Brasil e intensificou a produção e distribuição da vacina da difteria. E Sara Kauffman cientista e imigrante húngara que apesar de ter nível superior, trabalhava em um cargo técnico. E Gertrud von Ubish cientista e imigrante alemã, que pesquisou no campo da  genética no Butantan e que, anteriormente, fora a primeira mulher a ser professora universitária em Baden. Sem dizer, nas várias mulheres graduadas que atuaram no grupo escolar e na biblioteca, já desde os primeiros anos do Instituto.
Houve um apagamento do fazer científico feminino na história da ciência, que não é exclusivo do Butantan. Notamos isso, quando sentimos dificuldade ao responder simples perguntas, como: Qual é a sua cientista preferida? Quantas cientistas mulheres você conhece? De quais cientistas e seus feitos você se lembra?
Com o objetivo de responder a pergunta, “Onde estão as mulheres da ciência?”, desde 2017 o Museu Histórico do Instituto Butantan vem realizando, no mês de março, atividades presenciais e virtuais em celebração ao Dia Internacional da Mulher, que visam trazer visibilidade, rememorar e divulgar a contribuição das mulheres na ciência.
Para realização das atividades foi realizada uma extensa pesquisa sobre a biografia de mulheres cientistas do Butantan usando como fontes documentos institucionais, bibliografia, jornais e outras fontes. Foram levantadas informações profissionais como: data de ingresso e aposentadoria no Instituto, regime de contratação, transferências de setores, licenças, viagens profissionais, cargos ocupados, setores e prédios em que trabalharam, além de pessoais como datas e locais de nascimento e morte, formação, nomes dos cursos de graduação e especialização, universidades onde estudaram, prêmios que ganharam entre outros.  Alguns parentes foram contatados para fornecer dados e fotos sobre a vida pessoal das cientistas. Também foi pesquisado o contexto histórico em que essas pesquisadoras viveram com foco em marcos do movimento feminista no Brasil e no mundo, bem como a vida de outras mulheres que tiveram importante atuação na ciência, artes e políticas. As pesquisas basearam as seguintes atividades:
Mapa Virtual: “Onde estão as mulheres da ciência?”


Mapa virtual: onde estão as mulheres na ciência?



Exemplo da pesquisadora Eva Kellen no Mapa Virtual









Atividade que divulga pesquisas científicas de mulheres de todo o mundo e de várias áreas da ciência, a partir do mapa interativo. Nesse mapa disponível on-line e livre o público pode interagir e localizar geograficamente onde importantes mulheres cientistas nasceram e/ou realizaram seus trabalhos.
Quiz virtual ‘Qual pesquisadora do Instituto Butantan você seria?


Quiz virtual disponível no seguinte link: 

Gifs animados
Teste on-line que avalia a personalidade dos respondentes associando-os com uma das personagens. Neste caso, o usuário se identifica com características biográficas das cientistas, assinala a alternativa que mais lhe agrada e como resultado conhece uma pesquisadora do Butantan que mais se aproxima de sua identidade.


Algumas imagens do giff de Olga Bohomeletz
Curta animação feita com imagens, com dados da vida pessoal e profissional de algumas pesquisadoras da instituição que contribuíram com a saúde pública do país. Acesse os gifs de quatro pesquisadoras do Butantan, clicando sobre seus nomes: Olga Bohomeletz HenriquesJandyra Planet do AmaralEva Maria Antonio KellenRosa Pimont Pavone.
Mulheres na Trilha da Ciência 
Jogo de investigação, similar com o caça ao tesouro, onde objetos da exposição do Museu Histórico são relacionados aos dados biográficos de 5 pesquisadoras e 1 ilustradora do Butantan.


Visitante buscando pistas nos objetos, com ajuda de dicas escritas em folha na prancheta.
Foto:Gabriel Rodrigues Orlando, 2019.
Traços Femininos
Atividade de desenho para apresentar às crianças pequenas e seus acompanhantes o desenho científico e sua importância para Ciência. São utilizados os desenhos da falecida desenhista do Butantan Teresa Sarli que ilustrou materiais de divulgação e muitos artigos científicos da instituição.


Acima,desenhos de Teresa Sarli editados para colorir. Abaixo, família colorindo os desenhos científicos de Teresa Sali. Foto:Gabriela Bassan Piedade, 2019. 

Seminário ‘Trajetória Profissional e Pessoal das Pesquisadoras do Instituto Butantan
Em 26 de março de 2019 ocorreu este seminário para valorizar o trabalho de mulheres do Instituto Butantan e inspirar outras para seguir carreira científica. Cinco pesquisadoras da instituição foram convidadas a falarem sobre sua trajetória científica, suas pesquisas e suas vidas pessoais.


 Cientistas convidadas para o seminário. Foto: Larissa Foronda, 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário