Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Convivência com os pais é o que torna uma lembrança inesquecível

por anacassiamaturano

Pessoas adultas, ao trazerem lembranças de sua infância, entre os momentos infelizes e os prazerosos, costumam falar de situações que para elas foram inesquecíveis, mesmo passados mais de trinta anos.

Uma delas lembrou-se, com um brilho nos olhos, das vezes em que ia ao cinema com sua família. Em sua cidade havia só uma sala e nenhuma opção de filme para as crianças. Eram obrigados a irem a cidades vizinhas, onde tinham mais possibilidades. Arriscavam-se a não encontrar nada para assistir. Mas o mais gostoso, segundo ela, era o piquenique que faziam no carro – pão com salame ou presunto. Talvez o mais delicioso de todos os lanches (e sem brinquedinho).

Outra pessoa recordou, com água na boca, de uma salada feita pela sua mãe quando não havia outra comida para ser colocada à mesa (e olha que criança não gosta muito de salada).

Para uma jovem senhora, as tardes maravilhosas que tinha quando criança eram aquelas em que passava com seu pai à beira de um tanque, onde pescavam pequenos peixes que depois devolviam à água.

Essas são pessoas que viveram muitas coisas na vida, um tanto delas boas. Viajaram pelo Brasil e fora dele; estudaram, casaram e tiveram filhos; foram a shows, teatros e vários eventos. Porém, as lembranças dessas pequenas coisas é que lhes trouxeram um brilho diferente no olhar.

O que elas têm de especial? Provavelmente o momento que compartilharam com seus pais, com intimidade e companheirismo, em situações simples e verdadeiras, mas que tiveram um toque de magia.

Porém, o que temos visto hoje em dia é uma forte necessidade dos pais de oferecerem aos filhos algo bastante diferente (na concepção deles, é claro), como uma viagem ou um passeio. Acabam se esquecendo, no entanto, de curtirem o momento com os pequenos. Muitos voltam desses eventos cansados e brigados com eles, por algo simples que fizeram, mas que estragou aquela que tinha que ser a melhor das férias (e o grande investimento que fizeram).

Recordo-me de uma garotinha de sete anos que, ao ser questionada sobre o que gostava de fazer com seu pai, respondeu que era cineminha em casa – assistir a um DVD infantil com toda a família, comendo pipoca que seu próprio pai fazia.

Como se vê, é possível fazer os filhos felizes e deixar-lhes boas recordações promovendo situações simples.

Para aqueles que têm ou não algo de grandioso para oferecer aos filhos nessas férias, que tal um cineminha em casa com pipoca? Provavelmente, no futuro esta será uma doce lembrança de sua infância.

http://g1.globo.com/platb/dicas-para-pais-e-filhos/2013/01/10/convivencia-com-os-pais-e-o-que-torna-uma-lembranca-inesquecivel/

Nenhum comentário:

Postar um comentário