18/09/2015
O mapa é uma comunidade colaborativa de aprendizagem que tem como missão promover diálogos, trocas, ações colaborativas e campanhas entre as ações.
Na área da infância, depois de um forte movimento pelos direitos das crianças a partir dos anos 80, inúmeros empreendedores, pesquisadores, gestores de instituições, entre outros atores, vêm desenvolvendo e disseminando projetos e iniciativas inspiradoras pelo país. Mas muitas vezes essas ações acabam isoladas e sem força de articulação por falta de um espaço de troca e confluência de ideias, informações e experiências.
O Mapa da Infância Brasileira (MIB), lançado dia 9 de setembro, surge justamente para suprir essa falta de comunicação entre as iniciativas. De forma colaborativa, o MIB tem a missão de articular, mobilizar e criar sinergias entre os diversos atores e iniciativas voltados para as crianças no Brasil.
Ancorado numa plataforma virtual, o MIB é uma comunidade colaborativa de aprendizagem que reúne instituições, fundações, redes, órgãos públicos, ONGs e OSCIPs, coletivos, voluntários, pesquisadores e empresários que impactam na qualidade de vida das crianças, assim como de suas famílias e comunidades. São os membros do MIB que, uma vez cadastrados na plataforma, compartilham conteúdos (opiniões, experiências, relatos, agendas sobre temas diversos ligados à infância).
Idealizado e coordenado pelo NEPSID (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Simbolismo, Infância e Desenvolvimento), sob a gestão da educadora Adriana Friedmann, o projeto iniciou suas ações em 2013 com um primeiro mapeamento de iniciativas inspiradoras na cidade de São Paulo. O MIB conta com o apoio da Bernard Van Leer Foundation e do Instituto C&A, e tem entre os parceiros o Instituto Alana, o Instituto Igarapé, a Casa Rex e o Juntos com Vc.
Além de ampliar esse mapeamento para todo o país, reunindo agora inciativas de todas as regiões brasileiras, o Mapa da Infância Brasileira (MIB) é um convite para que empreendedores e atores sociais possam inspirar muitos outros projetos e ter um espaço para trocas e diálogos.
O que é MIB
O Mapa da Infância Brasileira é uma comunidade colaborativa de aprendizagem que reúne diversos atores e iniciativas da área da infância.
O que você vai encontrar no MIB
O MIB é uma plataforma que agrega muitos conteúdos:
– Rotas que auxiliam nos trajetos de aprendizagem sobre temas importantes para a comunidade;
– Mapa de iniciativas brasileiras que impactam na qualidade de vida das crianças;
– Textos que trazem relatos, opiniões, notícias, agendas e indicações de livros, vídeos, links e outros (referência);
– Pesquisas sobre a área da infância.
Rotas do MIB
Pelo Mapa da Infância Brasileira (MIB), os colaboradores (usuários, membros) podem circular por rotas de aprendizagem e mobilização, que são temas pulsantes e urgentes identificados pela comunidade para serem debatidos e que, eventualmente, inspirem ações e campanhas. As Rotas tratam inicialmente dos seguintes temas: 1) Vozes: escuta e observação de crianças como importante meio de conhecer seus cotidianos e atividades espontâneas; 2) Cidade: a relação das crianças com a urbanidade e os diferentes espaços públicos; 3) Expressões: as diversas linguagens expressivas infantis verbais e não verbais; 4) Diversidade: os muitos grupos, culturas e jeitos de ser criança; 5) Transformações: formas de aprendizagem e mudanças em curso sintonizadas com os novos tempos.
Objetivos
Mapear, Disseminar e Mobilizar são as três ações centrais do Mapa da Infância Brasileira (MIB). Entre os objetivos está o mapeamento das iniciativas inspiradoras voltadas à infância Brasil afora, agregando diversos atores ligados à área da infância; promover a troca de conhecimento dessas iniciativas numa plataforma colaborativa de aprendizagem; disseminar ações e campanhas que promovam impacto na vida das crianças brasileiras; desenvolver e aplicar instrumentos de pesquisas junto a crianças e seus cuidadores que constituam indicadores do impacto das diversas iniciativas nos seus cotidianos.
Quem cria o conteúdo do MIB
Os próprios membros da comunidade postam os conteúdos na plataforma virtual de aprendizagem, que conta com a atuação de um gestor, responsável pelas mediações necessárias.
Quem pode participar
Atores e empreendedores de diferentes fundações, redes, institutos, órgãos públicos, ONGs e OSCIPs e coletivos, além de pesquisadores, educadores e empresários, ligados ou não a instituições, que desenvolvem ações que impactam na qualidade de vida das crianças, assim como de suas famílias e comunidades.
Para participar das discussões e postar conteúdo, o usuário precisa se cadastrar, o que garantirá acesso a todas as áreas da plataforma.
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