Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Plan Brasil lança cartilha sobre violência sexual

Por Jarid Arraes
setembro 18, 2015


Como parte da campanha Por Ser Menina, a organização Plan International no Brasil lançou na última semana a cartilha “Quanto Custa a Violência Sexual Contra Meninas?“, que traz dados e informações sobre o que é estupro e como denunciar casos de agressão sexual.

De acordo com a cartilha, que pode ser baixada gratuitamente no site da organização, cerca de 500 mil mulheres são vítimas de estupro no Brasil todos os anos e 70% dessas vítimas são crianças e adolescentes. A maioria desses abusos acontece no ambiente doméstico e é cometida por pessoas próximas das vítimas, o que dificulta a denuncia e a busca por ajuda. 

Com a proposta de quebrar o silêncio, a Plan ensina, de forma muito didática, como identificar a violência sexual. Beijos forçados, fazer sexo com alguém que esteja bêbado demais e mostrar imagens pornográficas para crianças são alguns dos tópicos abordados, tudo explicado segundo a legislação brasileira. 

Na cartilha também é possível saber quais são os passos que devem ser tomados para formalizar uma denúncia e quais instituições procurar. No caso de violência sexual contra menores de idade, qualquer pessoa pode fazer a denúncia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário