Violência doméstica pode acontecer em qualquer lar, independente da renda
25.set.2015
Violência doméstica não é um assunto fácil de lidar. Para produzir alertas sobre esse tema é preciso ter tato para ao mesmo tempo ser impactante sem parecer apelativo. Vimos aqui no Brasil um ótimo exemplo disso quando a Bela Gil e várias mulheres famosas usaram o Facebook de uma maneira diferente para divulgar o Disque-denúncia. Uma agência da Nova Zelândia criou um alerta tão impactante quanto, dessa vez na mídia impressa.
O alerta foi publicado na edição de agosto da revista neozelandesa Home Magazine. Disfarçado de conteúdo, o alerta parecia ser apenas uma reportagem sobre uma casa bem decorada, algo que a revista normalmente mostra como forma de inspiração para seus leitores. Enquanto a primeira página não mostrava nada além da frente da casa, as demais exibiam em cada uma delas certas “dicas” de que algo de errado aconteceu. Coisas como móveis e objetos quebrados e manchas de sangue.
Na última página os dizeres em vermelho revelam a verdadeira intenção das páginas: “Violência doméstica pode acontecer em qualquer lar. (…) Se você suspeita de que alguém na sua comunidade está sofrendo violência, por favor não ignore. Não importa em qual rua você more, violência doméstica não é ok. Para mais informações sobre como ajudar, visite areyouok.org.nz“.
A ação foi criada pela FCB Nova Zelândia para mudar a percepção que existe no país de que a violência doméstica é algo exclusivo de famílias mais pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário