Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Viola Davis e a linha que separa brancas e negras

Por Jarid Arraes
setembro 21, 2015
viola-davis-emmy-2015

“Na minha mente, eu vejo uma linha. Além dessa linha, vejo campos verdes, e adoráveis flores e lindas mulheres brancas com seus braços esticados para mim, acima dessa linha, mas parece que eu não consigo chegar lá, parece que eu não consigo ultrapassar essa linha”. Com essa mensagem, Viola Davis abriu o seu discurso no 67º Emmy Awards, após ter sido premiada como Melhor Atriz Principal em Drama por seu trabalho na série How to Get Away With Murder. 

Depois de 67 edições do Emmy, Viola Davis foi, finalmente, a primeira mulher negra a ganhar esse prêmio. E abriu sua fala citando Harriet Tubman, uma mulher que nasceu escravizada, mas se tornou uma importante ativista contra a escravidão nos Estados Unidos, onde libertou dezenas de pessoas.

Para quem acompanha a série How to Get Away With Murder, da qual Viola Davis é a principal protagonista, não é difícil reconhecer o seu imenso talento. Viola é brilhante e torna a série muito mais profunda e dramática com sua capacidade inegável de atuação.
 
Sua personagem, a professora universitária de Direito e advogada Annalise Keating, é uma mulher forte e extremamente bem sucedida; uma referência tanto para alunos quanto para profissionais. No entanto, na sua vida privada, enfrenta traumas e consequências do racismo e da violência sexual. Annelise Keating é uma personagem brilhante porque é complexa e verdadeira, assim como Viola Davis, que lhe dá vida. 

Em seu discurso no Emmy, Viola agradeceu a outras mulheres negras que romperam estereótipos e tornaram um pouco mais possível a sua própria conquista. Certamente, esse é um marco que merece comemoração; mas também é lamentável, pois em 67 anos da história de uma premiação, somente ontem uma mulher negra foi reconhecida como uma grande atriz em um papel principal de um drama. E as causas disso são diversas; a falta de oportunidades para que atrizes negras assumam um papel de destaque e interpretem uma personagem tão multidimensional como Annalise Keating é uma delas, além da própria história dos EUA – contaminada pelo racismo que até poucas décadas atrás ainda segregava as pessoas negras e as proibia de frequentar os mesmos banheiros, beber água nos mesmos bebedouros ou sentar nos mesmos assentos que as pessoas brancas.

Não podemos esquecer que a história do racismo é muito atual. A escravidão e a segregação não são parte de um passado milenar e por isso ainda exercem tanta influência na cultura, negando todos os tipos de oportunidades às mulheres negras – mesmo entre mulheres negras tão obviamente capazes e talentosas como Viola Davis. O discurso de Viola foi sobre oportunidades. “A única coisa que separa mulheres negras das outras pessoas é a oportunidade”, disse Viola, segurando as lágrimas. “Você não pode ganhar um Emmy por papéis que simplesmente não estão lá”, completou. 

Felizmente, hoje Viola Davis atua como protagonista de uma reparação histórica muito lenta, mas que tem sido forçada por mulheres como ela – como Uzo Aduba, que ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em Drama, ou ainda Regina King, que ganhou o prêmio de melhor atriz coadjuvante em minissérie. Ainda há muitas linhas que separam mulheres brancas de mulheres negras e muitos campos verdes e floridos que são povoados exclusivamente por pessoas brancas. Mas com referências negras como essas mulheres maravilhosas, essas linhas são, aos poucos, apagadas e esses campos vão sendo verdadeiramente ocupados; por direito, por talento e por reconhecimento.

Que as novas gerações cresçam com cada vez mais mulheres negras vitoriosas como referências – algo que nos faltou, muitas vezes porque o racismo e o machismo omitiram e esconderam as histórias dos nossos ícones. Que meninas negras se enxerguem em Viola Davis e que crianças brancas se acostumem, verdadeiramente, a ver pessoas como Viola em posição de destaque , liderança e como exemplos a serem seguidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário