Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 26 de janeiro de 2019

Bauhaus: mundo dominado por homens?

23.01.2019
Ute Pfeiffer
Sachsen, Dessau: Frau im Klubsessel B3 , 1923
O sucesso da Bauhaus é sempre associado a nomes como Walter Gropius, Hannes Meyer e Mies van der Rohe. Quer dizer que todos os grandes mentores foram homens? Não! O êxito da Bauhaus dependeu também de grandes mulheres.
No centenário da Bauhaus, finalmente, as integrantes mulheres da escola recebem a atenção merecida. Entre elas, a escritora e editora Ise Frank Gropius e a designer e arquiteta Lilly Reich. De acordo com historiadora Christiane Lange, “a historiografia quase sempre faz questionamentos a partir da perspectiva contemporânea: as perguntas são feitas de acordo com os interesses da época, do presente. Essas mulheres só foram redescobertas recentemente, porque é um momento em que o discurso político e social sobre o papel da mulher na sociedade voltou a ser discutido.”
Ise Frank, esposa do fundador da Bauhaus, Walter Gropius, abalou as estruturas da época por ser da alta burguesia e trabalhar. O trabalho de Ise Frank na Bauhaus foi decisivo. Ela organizava, fazia a divulgação dos projetos e coordenava o planejamento da Casa dos Diretores em Dessau – da arquitetura ao design de interiores. A própria “Senhora Bauhaus", como dizia o marido.
No caso de Lilly Reich, a influência dela no trabalho de Mies van der Rohe é frequentemente esquecida, ou até ignorada. Como parceira dele, de profissão e de vida, ela atuou no projeto da Haus Lange, na cidade de Krefeld. Porém, no local não resta nada do trabalho dela. Lilly Reich já era uma figura central do movimento quando assumiu o cargo de Chefe do setor de construção da Bauhaus, em 1932. Ela também foi responsável pelo design de interiores dos projetos do arquiteto Mies van der Rohe.
Lilly Reich trabalhou junto com Mies van der Rohe no pavilhão alemão para a Exposição Internacional de Barcelona de 1929. Os poucos documentos que ainda existem sobre Lilly Reich mostram o trabalho de uma grande designer, muito à frente de seu tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário