Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Perguntamos para as ilustradoras feministas mais incesadas do momento: "O que você deseja para a mulher em 2019?

Larissa  Santos Rocha (Foto: Divulgação)

marie claire

27.01.2019 - POR FERNANDA MOURA GUIMARÃES

Elas são feministas, engajadas e comprometidas em representar o que é ser mulher no Brasil. Convidamos seis ilustradoras para refletir sobre o ano que passou e responder à pergunta: o que você deseja para as mulheres em 2019?

Ilustração de Larissa Santos Rocha (Foto: Divulgação)
Larissa Santos Rocha 
@lollyndona

A morte de Marielle Franco, em março de 2018, foi o momento mais difícil do ano para a ilustradora carioca Larissa Santos Rocha, 25. “Fiquei muito triste e assustada. Foi uma questão de identificação, de me ver ali naquela pessoa que estava morrendo por defender direitos de pessoas como eu. Mas isso nos dá força para continuar.”

A imagem da vereadora virou até inspiração para parte de seu trabalho, que é sempre autobiográfico e frequentemente evoca personagens femininas, o subúrbio carioca e sua vida pessoal.

O que quer para as mulheres em 2019: “Autoconhecimento. Quando a gente se conhece, fica mais fácil lidar com o mundo e o que ele joga na nossa cara”.


Fernanda Guedes (Foto: Divulgação)
Ilustração de Fernanda Guedes (Foto: Divulgação)
Fernanda Guedes 
@ladyguedes

Sobrinha da primeira mulher a trabalhar com ilustração no Brasil, Fernanda Guedes, 54, desenha desde que se entende por gente. “Trabalhei com publicidade, mas comecei a me preocupar com o tipo de mensagem preconceituosa que as imagens que eu fazia estavam perpetuando.” Hoje com um trabalho 100% autoral, a ilustradora se divide entre um projeto de reconexão com o feminino indígena e as “buceladies”, personagens bem-humoradas que imitam a genitália feminina. “É a minha resposta à mamadeira de piroca”, ri.

O que quer para as mulheres em 2019: “Força. Porque 2019, 2020 e 2021 não vão ser fáceis. Já descobrimos uma força que não sabíamos que tínhamos, mas é preciso mais”.


Priscila Barbosa (Foto: Divulgação)
Ilustração de Priscila Barbosa (Foto: Divulgação)
Priscila Barbosa
@priii_barbosa
No ano passado, Priscila Barbosa, 28, decidiu transformar discurso em ação: a ilustradora paulistana revelou a identidade de um dos homens que assediaram uma torcedora russa na Copa do Mundo, seu antigo colega de escola, em seu perfil no Instagram. “Me perguntei o que estava fazendo pelas mulheres”, conta. Inspirada por temas que envolvem sororidade e anatomia feminina, seu trabalho é um reflexo dos estudos feministas que tem feito na PUC-SP. “É algo que me trouxe amor-próprio e muito mais poder”, diz.

O que quer para as mulheres em 2019: “Crescer coletivamente. Que nós mulheres cada vez mais extrapolemos, juntas, os papéis e os espaços que nos são colocados pela sociedade”.


Raquel Thomé (Foto: Divulgação)
Ilustração de Raquel Thomé (Foto: Divulgação)
Raquel Thomé  

@raquelthome

O trabalho de arteterapia feito apenas com mulheres inspirou Raquel Thomé, 34, a retratar o feminino em delicadas aquarelas e desenhos digitais que exploram o corpo e o universo femininos. “Queria representar contextos que se repetiam na vida das pacientes e ajudá-las a trabalhar suas dores e traumas através do desenho”, conta ela. “Percebi que mesmo diferentes podemos ter vivências muito parecidas”.

O que quer para as mulheres em 2019: “Menos solidão. É uma fala recorrente entre as mulheres que acompanho. Nós somos ensinadas a nos calar, e, sem representação de discurso, acabamos nos sentindo mais sozinhas do que nunca. Ter espaço de fala nos dá liberdade e é uma forma de nos unirmos”.


Thereza Nardelli (Foto: Divulgação)
Ilustração de Thereza Nardelli (Foto: Divulgação)
Thereza Nardelli 
@zangadas_tatu
Foi das mãos da tatuadora mineira Thereza Nardelli, 30, durante um intervalo de aula na faculdade, que saiu o desenho que tomou as redes sociais na época das eleições. A imagem de duas mãos que se seguram com a frase: “Ninguém solta a mão de ninguém”, uma fala de sua mãe, Leda Maria, foi compartilhada por Pabllo Vittar, Bruna Marquezine e milhares de usuários. “Esse desenho já não é mais meu. São as pessoas que o compartilham que constroem seu sentido. Depois de um ano tão turbulento, achei a frase linda e senti que era o que tinha de ser dito”, conta.

O que quer para as mulheres em 2019: “Que sejamos atentas e fortes, e que a gente possa continuar levando uma a outra. Que exista união e resistência”.


Verena Smit (Foto: Mariana Marão)
Ilustração de Verena Smit (Foto: Divulgação)
Verena Smit 
@verenasmit
Você provavelmente já viu uma das poesias visuais de Verena na sua timeline do Instagram. Com 109 mil seguidores, foi na plataforma, aliás, que a artista paulistana começou a divulgar seu trabalho, como um diário pessoal. Um trocadilho com as palavras forgive e forget trouxe milhares de fãs e rendeu até uma longeva parceria com a Gucci. “Meu trabalho é um reflexo do que estou vendo. Ser mulher no século 21 requer união. Por ter um canal com grande alcance me sinto responsável por levar algo que agregue e nos una”, conta.

O que quer para as mulheres em 2019:  “Paz. Não no sentido de não violência, mas de tranquilidade, que nós mulheres não tenhamos de lutar para sermos ouvidas, que isso aconteça naturalmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário