Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 19 de janeiro de 2019

Perfil no Instagram reimagina desenhos animados clássicos com personagens negros

“Os Rugrats”, “Os Simpsons” e “Rick e Morty” são algumas das séries que tiveram os protagonistas repensados pelo ilustrador Tyron Handy

Os desenhos animados hoje mantém uma popularidade inegável entre crianças e adultos, mas mesmo estando no auge eles ainda mantém certos padrões ultrapassados em voga. Um deles (e talvez o mais grave) é a ausência de diversidade racial: enquanto sobram personagens brancos ou atribuídos à população caucasiana, outras fatias da sociedade mantém-se reduzidas a coadjuvantes pontuais – o que inclusive já rendeu alguns debates acalorados sobre estereótipos em produções do tipo em tempos recentes.

Esta eterna discussão sobre representação na cultura foi o que levou o ilustrador Tyron Handy a começar um projeto que reimaginasse alguns dos personagens mais conhecidos das séries animadas como de origem negra. Morador da Filadélfia e dedicado ao ofício no setor de livros infantis, Handy pegou todo tipo de desenho animado consagrado, de clássicos da Nickelodeon como “Os Rugrats” e “Hey Arnold!” até hits atuais como “Rick e Morty”.

O resultado, postado em sua conta no Instagram, é fascinante de se observar. Ao invés de todos carregarem o mesmo visual, cada animação parece trazer uma característica cultural própria, o que só reforça o quão estranho produções do tipo seguirem a mesma fórmula nestes momentos.

Confira abaixo as “versões negras” de Handy:

Nenhum comentário:

Postar um comentário