Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

OSC de Campinas (SP) é uma das primeiras a receber Selo Ouro de preenchimento







OSC de Campinas (SP) é uma das primeiras a receber Selo Ouro de preenchimento

A Organização da Sociedade Civil (OSC) SOS Ação Mulher e Família, localizada em Campinas, no interior de São Paulo, foi uma das primeiras 820 mil organizações do Mapa das OSCs a receber, simbolicamente, o Selo Ouro de preenchimento, com 95% das informações preenchidas e atualizadas em sua página individual.

Formada por uma equipe multidisciplinar, a instituição, criada em 1980, promove o atendimento psicológico, social e jurídico de mulheres em situação de violência de gênero, violência doméstica e intrafamiliar na região metropolitana de Campinas. Presta ainda ajuda a crianças e adolescentes e homens, sejam eles autores de violência ou não.

De acordo com a coordenadora geral da SOS Ação Mulher e Família, Gislaine Rossetto, o objetivo de preencher e manter as informações atualizadas no Mapa “é divulgar o trabalho de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar, buscando ampliar e fortalecer o alcance com o valioso apoio do Ipea e de possíveis parcerias sensíveis à causa”.

Gislaine conta que o preenchimento das informações no Mapa foi feito em várias etapas e dias, de acordo com a ordem apresentada pelo formulário, e que é importante manter todos atualizados. “Em especial os campos Titulações e Certificações, Espaços de Participação Social, Projetos/Atividades e ou Programas porque quanto mais divulgação e parcerias, maior o alcance do trabalho desenvolvido em benefício da sociedade”.

Como funciona o selo: sempre que uma OSC preencher 50% ou mais de suas informações no Mapa ela recebe um selo de preenchimento do Mapa das OSCs, reconhecendo o compromisso e a contribuição das organizações para ampliar o conhecimento disponível sobre o setor. O selo tem caráter simbólico e varia conforme a porcentagem de preenchimento. O Selo Bronze é atribuído àquelas OSCs que possuem entre 50% e 70% de informações preenchidas. O Selo Prata equivale ao intervalo de 71% a 90%, e o Selo Ouro para aquelas OSCs que preencherem entre 91% e 99% dos dados. As OSCs que preenchem 100% dos campos disponíveis no Mapa recebem o Selo Diamante.


* VOCÊ SABIA?

 

No próximo dia 21 janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião. Das 820.186 mil OSCs presentes no Mapa, as organizações com finalidades religiosas ficam em segundo lugar em quantidade, representando 25,4% do total (208.325). O número está atrás apenas das entidades classificadas com a finalidade desenvolvimento e defesa de interesses, com 41,3% das OSCs mapeadas (339.104). A maioria das instituições religiosas é localizada na região Sudeste (34%), seguidas das regiões Centro-Oeste (30%), Norte (20%) e Sul e Nordeste (17% cada). A classificação de finalidades de atuação das OSCs no Mapa, conforme metodologia adotada, é definida com base nos princípios da atividade principal, estabelecidos pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
* DESTAQUE 1
O Mapa das OSCs foi destaque no Manual MROSC/DF: gestão de parcerias do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. Entre as informações reunidas, a publicação determina que é de responsabilidade da administração pública do Distrito Federal fornecer informações ao Mapa, o qual visa a consolidar e divulgar informações sobre as OSCs e parcerias.Clique aqui para fazer o download do documento.
 

* DESTAQUE 2
Pesquisadores da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito SP) lançaram a publicação Destaques: sustentabilidade econômica das organizações da sociedade civil. O texto contém uma síntese de pesquisas sobre o tema, além de análises sobre o financiamento privado das organizações. A FGV Direito SP é parceira do Mapa no grupo consultivo de apoio à análise de dados referentes ao perfil das OSCs no Brasil. A publicação está já disponível (acesse aqui).

Nenhum comentário:

Postar um comentário