Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Mulheres na direção: os filmes que se destacaram em 2018

leave no trace (Foto: Reprodução)
leave no trace (Foto: Reprodução)
Selecionamos 5 filmes realizados por mulheres e que merecem sua atenção especial


08/01/2019 - por LUÍSA GRAÇA

Não é novidade que cineastas mulheres representam uma minoria entre diretores atuantes na indústria - somente 4% em Hollywood, acredite se quiser.  Também não é novidade que os filmes delas são muitas vezes esquecidos em festivais e premiações, mas em vez de focarmos nessa disparidade, decidimos celebrar os filmes dirigidos por mulheres realizados em 2018 e que merecem sua atenção especial.

Foram muitos os filmes comerciais que alcançaram um grande público este ano: do blockbuster da Disney Uma Dobra no Tempo, dirigido por Ava DuVernay, às comédias Não Vai Dar (Kay Cannon) e Um Plano Imperfeito (Claire Scanlon), um dos filmes mais assistidos no ano na Netflix. Além de longas mais comerciais, outros tantos filmes assinados por mulheres tiveram êxito no circuito independente e de festivais, tanto que muitos desses títulos são dignos de aparecer em diversas listas de melhores filmes do ano. Com isso em mente, prestigiamos aqui cinco longas dirigidos por elas.
Sem Rastros, dir. Debra Granik
A diretora que apresentou ao mundo o rosto e o talento de Jennifer Lawrence, em Inverno da Alma, volta à cena com um belo terceiro filme. Desta vez, os americanos à margem da sociedade que ela escolheu retratar são uma jovem garota (a estreante Thomasin McKenzie, ótima) e seu pai, um veterano de guerra (Ben Foster), que vivem secretamente reclusos num acampamento em um parque nos arredores de Portland e tem essa vida idílica inesperadamente interrompida. O filme estreou em Cannes, ganhou o prêmio de melhor direção pelo comitê de críticos de Los Angeles e está indicado a três Spirit Awards, premiação dedicada ao cinema independente.
Disponível em plataformas de VOD.
HappyAsLazzaro (Foto: Reprodução)













Lazzaro Felice, dir. Alice Rohrwacher
Uma fábula sobre a vida rural na Itália; uma comédia neorealista, com um toque mágico; uma tragédia sobre a vida moderna. Todas essas descrições se aplicam ao peculiar longa de Alice Rohrwacher que acompanha a trajetória de Lazzaro, um camponês tão bom e puro que chega a ser confundido com simplório, e sua enorme família que trabalha para uma magnata do tabaco. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro em Cannes.
Disponível na Netflix.
The Rider (Foto: Reprodução)










The Rider, dir. Chloe Zhao
Um docudrama bonito e contemplativo, The Rider faz um retrato intimista da masculinidade americana ao contar a história de um caubói solitário tentando se reencontrar depois de um acidente que o impediu de seguir a vida nos rodeios. O filme estreou e foi premiado no Festival de Cannes e, tal qual Sem Rastros, está indicado a três Spirit Awards. O triunfo de Chloe foi tal que sua próxima empreitada tem proporções "épicas": a produção The Eternals, da Marvel.
Sem previsão de estreia no Brasil.
Mais Uma Chance, dir. Tamara Jenkins
Rachel tem 41 anos e não é tão fértil quanto já foi um dia; Richard tem 47, e apenas um testículo. Esse não parece o cenário ideal para um casal de nova-iorquinos desesperados para se tornarem pais, mas dá pano para a manga para uma história com autenticidade emocional, capaz de levar o espectador ao riso e à frustração junto com os personagens. Com Kathryn Hahn e Paul Giamatti no elenco, o filme estreou no Festival de Sundance de 2018.
Disponível na Netflix.
Can You Ever Forgive Me (Foto: Reprodução)










Poderia Me Perdoar?, dir. Marielle Heller
Estrelado por Melissa McCarthy em uma de suas melhores performances ao lado de um também ótimo Richard E. Grant, ambos indicados ao Globo de Ouro, o filme é baseado na história real de Lee Israel, uma escritora de biografias que, falida, resolve forjar e vender documentos e cartas de pessoas famosas com intenção de vender a colecionadores. Depois da estreia na direção em Diários de uma Garota Adolescente, este é o segundo filme da americana Marielle Heller.
Estreia prevista para 07 de fevereiro nos cinemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário