Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Iº INOVATHON CONTRA A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

04 de setembro de 2020, 18h - 06 de setembro de 2020, 21h


Evento online

Inscrição: 

DESCRIÇÃO DO EVENTO

Iº  INOVATHON COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
O 1º Inovathon de Combate à Violência Doméstica é uma realização da InovAction, Hub e Tech Produções com o apoio do mandato da vereadora Soninha Francine. Será uma maratona de inovação com a duração de um final de semana, o objetivo é promover e incentivar a criação de soluções no combate à violência contra vulneráveis, através do empreendedorismo e da colaboração. 

As atividades serão todas on-line, devido ao isolamento social necessário em decorrência da COVID-19 e, todas as plataformas que serão usadas, trazem a proposta de responsividade, o que permite uso de celulares, tabletes, notebooks e computadores para participar, desde que com acesso a internet, devido as interações com as equipes.
Os ingressos são gratuitos, vamos priorizar mulheres incluindo mulheres trans. Precisamos de desenvolvedoras, designers, UX/UI, advogadas, profissionais da educação, saúde, entre outras que tenham ideias para solucionar a VIOLÊNCIA CONTRA VULNERÁVEIS DENTRO DE SEUS LARES.
Importante considerar que : violência doméstica é o comportamento ou ato que envolve violência ou outro tipo de abuso de uma pessoa contra outra no contexto doméstico, que cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial. A violência pode ser cometida contra mulheres, homens, crianças, adolescentes, idosos e deficientes.
Foi neste contexto também que foi definido o tema do desafio – desde o início da pandemia os índices de violência contra mulheres, crianças e vulneráveis, dentro de suas casas, só vem aumentando. 
DA COMPETIÇÃO
Serão até 200 grupos com no máximo cinco pessoas participantes, devendo ter obrigatoriamente 40% de mulheres (duas em um grupo de 5). 
DO DESAFIO
Entende-se como desafios os temas:
1 – Prevenção : Cuidar e Educar
Soluções que visam educar para que as situações de violência sejam minimizadas ou totalmente banidas da sociedade. Elas se baseiam em conscientização e ações desde o autocuidado (eu), do educar (outro) e do conviver (nós), podem ter cunho educativo, social, comunicacional, promover autonomia financeira, tratar do autocuidado entre outras.
2 – Emergencial : Proteger e Defender
Soluções que ajudem a(s) vítima(s) a saírem de uma situação de agressão e protegem esse momento tão crítico de risco à vida e a integridade humana. Podem ser para alertar familiares e autoridades, ofertar suporte à vítima durante fuga, promover alarmes de emergência, denúncia, criar base de provas para um processo medida protetiva, apoiar a proteção de vítima e pessoas em situação de vulnerabilidade compartilhada como crianças e idosos, garantir apoio social e/ou emocional, entre outras.
3 – Suporte : Apoiar e Reorganizar 
Soluções que sirvam à reintegração social da(s) vítima(s) podendo ser no âmbito social, educacional, emocional, financeiro, familiar, da saúde, promovendo a independência da vítima em relação ao agressor.
DAS INSCRIÇÕES
São individuais para cada participante. Caso tenha equipe, pode informar os nomes em sua ficha de inscrição, porém isso não garante a inscrição das outras pessoas de sua equipe. Cada participante deve preencher uma reserva de vaga.

DAS PREMIAÇÕES
Os três grupos vencedores receberão premiações ainda a serem definidas, e apoio / articulação para implementação e desenvolvimento dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário