Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


COACH DÁ DICAS PARA SE RECOLOCAR NO MERCADO DE TRABALHO E NEGOCIAR SALÁRIO COM SUCESSO

Quando um profissional fica muito tempo afastado do mercado de trabalho, independente de quais sejam as razões, encontra dificuldades para se recolocar. A distância dos fornecedores e clientes, a falta de conhecimento das novas tecnologias e, principalmente, a falta de contato com o network empresarial faz com que a retomada da carreira seja ainda mais difícil. E quanto tempo mais afastado, mais difícil de voltar.


O coach Sérgio Ricardo Rocha afirma que, normalmente, é muito mais fácil se recolocar sendo indicado por uma pessoa conhecida, que já nos conhece profissionalmente. “Quem é vivo sempre aparece” e “Falem mal, mas falem de mim” são ditos populares que mostram a importância de estar presente na memória das pessoas”, afirma. Ele dá algumas dicas preciosas para quem quer se recolocar profissionalmente.


Avalie sua empregabilidade de acordo com os seus conhecimentos, habilidades, experiências, atitudes, conhecimento do mercado, formação acadêmica, reconhecimento pelo mercado, etc. Com esta avaliação, entenda se necessita fazer algum curso ou atualização acadêmica.



Identifique as áreas de sua preferência. Gostar do que faz é uma das bases da alta produtividade. Ao voltar para o mercado de trabalho avalie as áreas em que atuou e não tenha preconceito, pesquise também outras áreas que goste e que seu perfil seja útil, mesmo que ainda não tenha atuado nela. Busque fazer o que gosta, para ter motivação para saltar da cama todo dia de manhã. O segredo do sucesso é identificar atividades em que você goste de trabalhar.Faça um plano de ação.

Defina onde está e aonde quer chegar, pesquise o que é necessário para conquista a vaga dos sonhos. Ensaie uma apresentação pessoal, falando como você poderá ser útil, e faça cartões de visita, pois serão a principal forma de contatarem com você. Seja gentil, fale o que você ensaiou, mostrando que é uma boa profissional e que está disponível.


Tenha perfil nas redes sociais, especialmente Facebook e Linkedin. É lá que as empresas vão pesquisar sobre você. Mas entenda que estas redes sociais são um portfólio público, que mostram quem você é e o que pensa, portanto retire fotos que não sejam sérias, como de biquíni, com bebida ou sensuais. Retire também comentários indelicados ou politicamente incorretos.


Atualize-se! Fazer cursos e atualizações acadêmicas, de acordo com área que busca, será muito importante, pois permitirá acesso às novidades do mercado e ao desenvolvimento de network. Muitas pessoas conseguem recolocação profissional, ao participarem de cursos e conhecerem pessoas do mesmo segmento.


Elabore um bom currículo. Informe o nome dos locais onde trabalhou, o site (se tiver), mês e ano de entrada e de saída da empresa, as atividades que exercia, desafios encontrados e como foram superados. Não é necessário informar no currículo a razão de sua saída no mercado de trabalho. E tenha sempre currículos na bolsa. Bem feitos, corrigidos, sem estarem amassados e bem atualizados.


Negocie o salário. Empresas sérias sabem que o colaborador deverá receber um salário justo. E O fator determinante será o entendimento que a empresa terá sobre o quanto você poderá colaborar para que ela atinja os objetivos empresariais. Se a sua empregabilidade estiver alta, a empresa saberá que tem que pagar um valor de mercado, senão você não aceitará e será contratada por outra empresa. Mas se sua empregabilidade estiver baixa, a empresa saberá que você está aceitando qualquer coisa.

http://itodas.uol.com.br/carreira/coach-da-dicas-para-se-recolocar-no-mercado-de-trabalho-e-negociar-salario-com-sucesso-24268.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário