Com apoio da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU, companhias uniram-se ao pacto assinado por outras 78 empresas brasileiras ou com atuação no país com o objetivo de implementar políticas de igualdade de gênero.
Dez empresas aderem a pacto para promover a igualdade de gênero no trabalho
Dez empresas brasileiras ou com atuação no Brasil assinaram na semana passada os Princípios de Empoderamento das Mulheres, iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global da ONU que tem como objetivo tornar público o compromisso das companhias signatárias com a igualdade de gênero e com a criação de uma rede de compartilhamento de informações sobre boas práticas adotadas em outros países.
As mais novas empresas a assinar o documento foram a companhia de recursos humanos FoxTime, a consultoria Great Place to Work, a empresa de tecnologia IBM Brasil, os Laboratórios Sabin, a varejista Magazine Luiza, o grupo de comunicação Máquina Cohn & Wolfe, os estúdios Maurício de Sousa Produções, a empresa de cosméticos Natura, a fabricante de alimentos Nestlé e a operadora de telecomunicações Telefônica Brasil.
As mais novas empresas a assinar o documento foram a companhia de recursos humanos FoxTime, a consultoria Great Place to Work, a empresa de tecnologia IBM Brasil, os Laboratórios Sabin, a varejista Magazine Luiza, o grupo de comunicação Máquina Cohn & Wolfe, os estúdios Maurício de Sousa Produções, a empresa de cosméticos Natura, a fabricante de alimentos Nestlé e a operadora de telecomunicações Telefônica Brasil.
As dez signatárias somam-se a uma rede composta por 78 empresas que já faziam parte do pacto. O anúncio foi feito durante evento em São Paulo no dia 8 de março, organizado pela Associação Movimento Mulher 360 (MM 360), pela Revista Época, pela Great Place to Work e pela ONU Mulheres. O objetivo foi discutir formas de implementar políticas de igualdade de gênero nas empresas.
O encontro teve o lançamento da Cartilha dos Princípios de Empoderamento das Mulheres, publicação que foi fruto de uma parceria entre a ONU Mulheres e a empresa de bebidas Coca-Cola Brasil.
Baseados em práticas empresariais reais, os Princípios de Empoderamento das Mulheres ajudam as companhias a adaptar as políticas existentes ou criar novas práticas para trabalhar elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado e na sociedade.
Entre os princípios está estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero; tratar mulheres e homens de forma justa no trabalho, apoiando e respeitando os direitos humanos e a não discriminação; promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres, entre outros pontos.
O presidente do Instituto Great Place to Work (GPTW), Ruy Shiozawa, apresentou durante o evento uma pesquisa segundo a qual as mulheres não ocupam hoje nem um sexto das posições de chefia no Brasil, no primeiro estudo do GPTW sobre o tema.
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