Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

segunda-feira, 28 de março de 2016

Emojis retratam mulheres apenas como noivas ou princesas, não como trabalhadoras, aponta pesquisa


Segundo estudo, 50% das jovens que usam emojis acreditam que representação é limitada; figuras ajudam a construir 'discurso hegemônico sobre questões de gênero e formação de estereótipos', diz historiador

A organização sem fins lucrativos Consortium Unicode, responsável por padronizar a forma como símbolos de pontuação e caracteres são representados em diferentes sistemas informáticos, apontou nesta segunda-feira (07/03) que mulheres são representadas nos emojis apenas como noivas, princesas, vestidas de rosa ou pintando as unhas.
Além disso, um levantamento da campanha “#LikeAGirl” (Como uma menina) da empresa Always indicou que 82% das jovens entre 16 e 24 anos usa emojis diariamente e 50% delas acredita que exista uma representação limitada dos interesses das mulheres nos emojis.


Reprodução Whatsapp
Mulheres são representadas nos emojis apenas como princesas, noivas ou vestidas de rosa

“Uma adolescente que usa emojis com muita frequência às vezes não encontra o que a representa no momento de gerar uma narrativa ou um diálogo escrito. Os meios têm de perceber essas questões vinculadas a gênero”, disse à agência de notícias argentina Télam a diretora da organização de inclusão das mulheres na tecnologia Chicas Poderosas, Yamila García.
“Os emojis são uma das manifestações da construção do discurso hegemônico sobre questões de gênero e formação de estereótipos. Nós construímos que está na biologia da mulher realizar certas tarefas, o que não é verdade”, disse à Télam o historiador do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da Argentina, Rodrigo Illaraga.
Para ele, é necessária a “destruição de certos estereótipos”, reforçados por mecanismos como os emojis.
A incorporação de novos emojis é possível e já foi feita, por exemplo com a petição “Diversify my Emoji” (Diversifiquem meus Emojis”), de 2014, através da qual foram incluídas cinco novas cores de pele para as figuras humanas. Também existem sites específicos que permitem a construção de emojis personalizados, mas eles não se tornam padrão para todos os sistemas, sendo exclusivos para quem os criou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário