Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 22 de março de 2016

No Dia Internacional da Mulher, Marie Claire e Swarovski promovem debate sobre empoderamento feminino

08/03/2016

Manuela Bordasch, co-fundadora do Steal The Look; Laura Ancona, redatora-chefe da Marie Claire; Mônica Orcioli, diretora da Swarovski; e Gisele Truzzi, da Truzzi Advogados (Foto: Rogério Canella)
MANUELA BORDASCH, CO-FUNDADORA DO STEAL THE LOOK; LAURA ANCONA, REDATORA-CHEFE DA MARIE CLAIRE; MÔNICA ORCIOLI, DIRETORA DA SWAROVSKI; E GISELE TRUZZI, DA TRUZZI ADVOGADOS (FOTO: ROGÉRIO CANELLA)

Laura Ancona, redatora-chefe da revista, ao lado de Mônica Orcioli, diretora da marca, receberam Manuela Bordasch, co-fundadora do "Steal The Look", e Gisele Truzzi, do escritório Truzzi Advogados, para discutir sobre conquistas e direitos das mulheres. Uma tendência que não será passageira!

Na manhã desta terça (08), Dia Internacional da Mulher, a Marie Claire e a Swarovski se juntaram para propor um debate sobre “Empoderamento feminino: Uma tendência que não será passageira”. Para dirigir a conversa, cinco mulheres poderosas: Laura Ancona, redatora-chefe da revista, Mônica Orcioli, diretora da marca, Manuela Bordasch, co-fundadora do  site “Steal The Look”, e Gisele Truzzi, do escritório Truzzi Advogados.

A igualdade de gênero no mercado de trabalho foi o destaque principal da roda, que reuniu empresárias, blogueiras e militantes do movimento feminista. “Hoje, segundo a ONU, o Brasil ocupa o 71º lugar do ranking de igualdade de gênero”, pontuou Laura Ancona. Por isso, o debate é mais que necessário.

A seguir, confira alguns destaques do bate-papo...

Laura Ancona, redatora-chefe da Marie Claire (Foto: Rogério Canella)
LAURA ANCONA, REDATORA-CHEFE DA MARIE CLAIRE (FOTO: ROGÉRIO CANELLA)

Laura Ancona reforçou a importância de levar as discussões sobre a disparidade de direitos às redes sociais a fim de que alcancem cada vez mais projeção. Os dados comprovam a necessidade do debate. “Para exercer a mesma função que um homem, uma mulher recebe hoje um salário 19% menor e trabalha três horas a mais por semana”, explica a redatora-chefe da Marie Claire. “Além disso, só 9% dos cargos de CEOs do Brasil são ocupados por mulheres.” E quando o assunto é mercado de trabalho, Laura alerta ainda para a importância da licença-paternidade. “Mais do que um direito dos homens, já foi comprovado que, quando eles participam mais da criação dos filhos, mais poder é ofertado às mulheres.”

Manuela Bordasch, do site Steal The Look (Foto: Rogério Canella)
MANUELA BORDASCH, DO SITE STEAL THE LOOK (FOTO: ROGÉRIO CANELLA)

Manuela Bordasch trocou a carreira de modelo pelo empreendedorismo e chamou atenção para algumas dificuldades que enfrentou ao abrir o próprio negócio. “Fui modelo dos 13 aos 19 anos. Acho que essa é a única área onde a mulher ainda é mais valorizada que o homem. Por isso, não havia enfrentado preconceito”, conta. “Porém, quando decidi fazer faculdade e empreender, encontrei obstáculos dentro de casa. Alguns familiares me sugeriram seguir por um caminho mais fácil.” Aos 24 anos, ela criou com mais uma sócia o site “Steal The Look”, uma plataforma de moda e beleza especializada em conteúdo comprável. “A maioria das empreendedoras do Brasil ainda são de micro e pequenas empresas. Muitas abrem mão pela família, a mulher acumula muitas tarefas. Então é bem importante que o parceiro esteja ali do lado ajudando e apoiando.”

Mônica Orcioli, diretora da Swarovski (Foto: Rogério Canella)

“Cabe a nós construir os valores e percepções das próximas gerações”, lembrou Mônica Orcioli, diretora da Swarovski. Orgulhosa das lutas feministas que já renderam ganhos às mulheres nas últimas décadas, ela chamou atenção para a necessidade de buscarmos novas conquistas o quanto antes. “Na velocidade que estamos, só vamos conseguir a equiparação salarial daqui a 60 anos. Precisamos fazer 50 anos em 5. Precisamos virar a página do machismo e seguir adiante.” Para isso, ela acredita que ouvir a nova geração é indispensável. “As jovens têm muito a nos ensinar.”

Gisele Truzzi, do Truzzi Advogados (Foto: Rogério Canella)
GISELE TRUZZI, DO TRUZZI ADVOGADOS (FOTO: ROGÉRIO CANELLA)

Especialista em direito digital e pornografia de vingança, a advogada Gisele Truzzi lida com a congruência de duas subáreas machistas: o direito e a tecnologia. “Já vivi diversas situações constrangedoras. Certa vez, ao subir no palco para dar uma palestra, tive que ouvir uma série de fiu-fiu. Fiquei sem reação. Não estava lá para ser admirada pela minha beleza. Não quero ir ao Fórum e ter que medir o tamanho do meu decote ou da minha saia. Já fui medida de cima a baixo por um juiz”, contou. “Por isso, sempre digo que o que a gente mais quer é respeito. Precisamos nos comportar como queremos e não para atender às expectativas do outro.”

Marie Claire


Nenhum comentário:

Postar um comentário