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sexta-feira, 25 de março de 2016

ONU Mulheres lança pacto pela igualdade de gênero na mídia

Mais de 35 empresas e agências de comunicação se comprometem a aumentar a participação das mulheres nas redações e também a divulgação de notícias sobre os direitos das mulheres; entidade brasileira assina a aliança.
23/03/2016
O pacto reconhece o papel de influência que os meios de comunicação podem ter em promover o empoderamento feminino. Foto: Banco Mundial































Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
A ONU Mulheres acaba de lançar uma parceria inovadora com mais de 35 veículos da mídia impressa, online, da TV e do rádio de vários países. Batizada de "Pacto de Mídia Dê um Passo pela Igualdade de Gênero", a iniciativa foca em ações concretas ligadas à Agenda 2030, já que o objetivo número 5 é garantir que a igualdade de direitos entre homens e mulheres seja alcançada.
O pacto reconhece o papel de influência que os meios de comunicação podem ter em promover o empoderamento feminino. A iniciativa funcionará como uma aliança entre ONU Mulheres e organizações de mídia  comprometidas com a igualdade de gênero.
Brasil
Assinaram o acordo entidades de vários países, incluindo o Instituto Patrícia Galvão, do Brasil, que tem uma agência de notícias especializada em divulgar informações sobre direitos das mulheres.
As 35 primeiras entidades parceiras do pacto transmitem para milhões de pessoas na África, na Ásia-Pacífico, nos países árabes, na Europa e na América Latina.
Compromissos
Ao assinar o acordo, as entidades se comprometem a defender os direitos das mulheres em artigos editoriais; a garantir que as mulheres sejam fontes de notícias e a promover a paridade de gênero nas redações.
Outras medidas que devem ser cumpridas: adotar um código de conduta na produção de reportagens, que seja sensível aos direitos das mulheres e a garantir que mulheres jornalistas tenham mentores para progredirem na carreira.
A diretora-executiva da ONU Mulheres afirmou que a agência quer que a mídia internacional trabalhe a favor da igualdade de gênero. Phumzile Mlambo-Ngcuka destaca ser uma parceria importante, porque os meios de comunicação "exercem grande influência sobre como as pessoas percebem e entendem o mundo".
A iniciativa foi lançada na sede da ONU, em Nova York, durante a 60ª sessão da Comissão sobre o Estatuto da Mulher, CSW.

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