O número de mulheres que se elegeram para deputadas estaduais e federais aumentou em relação às eleições de 2014, como apontam os dados do Tribunal Superior Eleitoral. Na Câmara, o aumento foi de 51%, passando de 51 para 77 deputadas federais. Já nas assembleias estaduais, foram eleitas 161 mulheres, crescimento de 35% em relação a última eleição. No senado, os números permaneceram os mesmos: 7.
A nova Câmara vai ter 15% de mulheres, e entre os novos deputados estaduais, 15% também são mulheres.
Apesar do crescimento no número de deputadas federais, Amazonas, Maranhão e Sergipe não elegeram nenhuma mulher para o cargo. Em relação aos deputados estaduais, das 24 cadeiras disponíveis no Mato Grosso do Sul, nenhuma foi preenchida por mulheres e em Goiás, das 41 cadeiras, apenas duas foram preenchidas por mulheres.
Em 2010, última eleição em que 2/3 do Senado foram renovados, sete mulheres foram eleitas senadoras. Neste ano, o número se repetiu. Elas representam 13% dos eleitos. No entanto, nenhuma mulher foi eleita para o Senado em 20 estados.
Mesmo com a melhoria na representatividade feminina no legislativo, a proporção de mulheres segue abaixo do encontrado na população brasileira. As mulheres representam metade dos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário