por: Redação Hypeness
Um fotógrafo turco acabou com o casamento de uma menina de 15 anos. Onur Albayrak foi contratado para registrar a cerimônia e agora é considerado um herói em uma Turquia preocupada com o aumento de uniões infantis.
Segundo a agência Reuters, o caso aconteceu em 5 de julho, na província de Malatya, no leste turco. O jornal Hurriyet Daily News revela que a normalidade teve fim quando Onur bateu os olhos na noiva, uma adolescente de 15 anos. Além da pouca idade, ele diz ter notado nervosismo no olhar da menina, que seguia tremendo ao altar.
Ele deu um soco no rosto do noivo.
No Facebook, o fotógrafo criticou o casamento. “Criança noiva também é abuso infantil”. Albayrak revelou que quebrou o nariz do noivo para impedir a consumação da união.
Yasmeen Hassan, executivo e diretor do grupo de campanha Equality Now, critica a falta de fiscalização na Turquia, que por lei impede o casamento de menores de 18 anos. Ele classificou como ‘épica’ a ação do fotógrafo. “Espero que as autoridades processem o noivo”, cobrou.
Hassan acrescentou que “tem gente que prefere a discrição e não faz nada. Então, estou muito feliz pelo que ele fez. Ele deveria ser considerado um herói. Precisamos de gente assim”, declarou à Reuters.
A Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância afirma que a Turquia ostenta um dos maiores índices de casamento infantil em toda a Europa. 1% das garotas turcas, de acordo com a entidade, se casam antes dos 15 anos. E 15% aos 18.
Embora existam registros de queda, cerca de 12 milhões de meninas se casam anualmente antes de completarem 18 anos. A Organização das Nações Unidas estabeleceu meta de acabar com a prática até 2030.
Nenhum comentário:
Postar um comentário