Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

quarta-feira, 12 de junho de 2019

MARIA VAI COM AS OUTRAS #3: A TIRANIA DO BOTÃO

Uma deputada estadual e uma estagiária de direito contam como o que escolhem no guarda-roupa afeta sua rotina de trabalho, seu bolso e sua relação com colegas, patrões, parceiros, família e amigos

25fev2019
As convidadas Carol Mendes e Paulinha, pelo traço do ilustrador Caio Borges
As convidadas Carol Mendes e Paulinha, pelo traço do ilustrador Caio Borges
No terceiro episódio desta temporada, uma estudante de direito e uma deputada estadual falam de como se vestir para trabalhar pode ser uma escolha decisiva para suas carreiras, representando desde sinal de competência e preparo até falha de caráter.

Carol Mendes, no décimo período de direito na UFRJ, estagia em um banco de investimento e reserva parte do curto orçamento para comprar roupas consideradas apropriadas ao ambiente de trabalho.
Já a deputada estadual Ana Paula Silva, mais conhecida como Paulinha, do PDT de Santa Catarina, ficou conhecida nacionalmente como a parlamentar que recebeu ofensas por causa da roupa que vestia no dia da sua posse na assembleia.
Bloco 1
Carol tem 23 anos e está estagiando pela terceira vez. Já passou pela Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro, pelo departamento jurídico de uma rede hoteleira e agora trabalha em um banco de investimento. Nasceu em Mairiporã, na região metropolitana de São Paulo, e se mudou para o Rio de Janeiro ao passar no vestibular de direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Parte significativa de seu orçamento mensal – que se restringe à sua bolsa-estágio – é alocada aos cuidados com a aparência, entre cabelo, unhas e roupas formais. No primeiro bloco do programa ela conta como percebeu que “se vestir bem” era mais uma das suas tarefas diárias.

Bloco 2
Paulinha já foi duas vezes prefeita de Bombinhas, cidade no litoral de Santa Catarina. Candidata pelo PDT, em 1º de fevereiro deste ano tomou posse como deputada estadual – e comprou um macacão vermelho especialmente para a ocasião. Uma foto da posse foi publicada na internet e, em algumas horas, dezenas de homens e mulheres responderam às imagens nas redes sociais com comentários ofensivos, jocosos, e que questionavam a capacidade profissional da nova parlamentar. No segundo bloco deste episódio, ela fala sobre as reflexões que este episódio trouxe para  sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário