Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

Documentário poderoso mostra o que acontece quando meninos são obrigados a usar ‘a máscara do macho’

por: Redação Hypeness
Vira homem!”, “Isso é coisa de menina”, “Quem gosta disso é viado”, “Homem chão chora!”. Quantas vezes os homens ouvem isso ao longo da infância e adolescência, podando talentos e vontades para construir uma personalidade que se encaixe no padrão do que é ser masculino?

Jennifer Siebel Newsom, diretora do documentário Miss Representation, sobre a falta de representação das mulheres em posições de poder, lançou em 2015 The Mask You Live In (“A Máscara em que Você Vive”), trabalho em que aborda como a ideia do macho dominante afeta psicologicamente crianças, jovens e, no futuro, adultos nos Estados Unidos.
maxresdefault
Educadores são entrevistados e relatam como, em atividades pedagógicas, percebem que garotos costumam revelar que escondem sentimentos como raiva e tristeza por não considerarem que têm a quem se expor. Adolescentes contam que pensaram em suicídio por ter dificuldades de se encaixar e por não ter com quem desabafar.
Além disso, alguns jovens que foram detidos por condutas violentas falam sobre como a violência se tornou uma válvula de escape e uma forma de se afirmar como viril nos seus grupos de amigos. O filme está disponível no Netflix e o trailer, sem legenda, por ser visto abaixo.
E você, o que já deixou de fazer por não ser “coisa de homem”?
mask-img2

Eu diria que a maior emoção sentida pelos homens americanos é a ansiedade. Por que? Porque você precisa provar sua masculinidade o tempo todo” – Michael Kimmel, Professor de Sociologia
Screen Shot 06-24-16 at 01.51 PM
Screen Shot 06-24-16 at 01.51 PM 001

Todas as imagens 
© Reprodução / The Mask You Live In

Nenhum comentário:

Postar um comentário