Ela lançará sua autobiografia em São Paulo e no Rio de Janeiro; além de participar de evento promovido pelo Sesc-SP e pela Boitempo.
A filósofa e ativista norte-americana Angela Davis vem ao Brasil em outubro para o lançamento do livro Uma Autobiografia (Boitempo, 2019), em São Paulo e no Rio de Janeiro. Esta será a sétima vez em que a escritora visita o País.
Davis dará a palestra “A liberdade é uma luta constante”, prevista para encerrar a programação do seminário “Democracia em Colapso?”, evento promovido pela editora Boitempo e pelo Sesc São Paulo, entre os dias 15 e 19 de outubro.
Davis dará a palestra “A liberdade é uma luta constante”, prevista para encerrar a programação do seminário “Democracia em Colapso?”, evento promovido pela editora Boitempo e pelo Sesc São Paulo, entre os dias 15 e 19 de outubro.
A jornalista Adriana Ferreira Silva, editora-executiva da revista Marie Claire Brasil, fará a mediação da conversa com a escritora, no dia 19 de outubro. Depois, no dia 21, Davis fará uma outra palestra no Auditório Ibirapuera, ainda em São Paulo, e encerrará sua vinda ao Brasil no Rio de Janeiro, no dia 23.
Inscrições para o evento em São Paulo começam nos dias 25 de setembro (curso e pacote integral do ciclo) e 9 de outubro (venda de dias avulsos do ciclo de debates) e podem ser feitas pelo site do evento. Ainda não há informações sobre preços e horários.
O evento é promovido em parceria entre Boitempo, Auditório do Ibirapuera, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo e Itaú Cultural. Todas as atividades contam com a parceria da Fundação Rosa Luxemburgo.
Em sua visita ao Rio de Janeiro, a escritora receberá a Medalha Tiradentes, uma homenagem da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A iniciativa é da deputada Renata Souza, 1ª mulher negra no comando da Comissão de Direitos Humanos da Alerj.
Desde os anos 1980 Angela Davis faz constantes visitas ao Brasil. “As pessoas me perguntam: ‘Você já esteve no Rio?’ Não. ‘Você já esteve em São Paulo?’ Não. Mas estive em Salvador e de novo e de novo”, disse, ao iniciar palestra na UFBA (Universidade Federal da Bahia), em 2017, sua última vinda ao País.
Na ocasião, a presença da ativista, que é referência mundial no enfrentamento antirracista e do pensamento crítico feminista, fez parte do evento “Julho das Pretas”, organizado por coletivos feministas, que promoveu atividades.
A filósofa e ex-presa política ministrou a conferência “Atravessando o tempo e construindo o futuro da luta contra o racismo”. Com mais de 400 alunos e convidados, o salão nobre da reitoria da UFBA atingiu sua capacidade máxima.
Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela.Angela Davis
“Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela, porque tudo é desestabilizado a partir da base da pirâmide social onde se encontram as mulheres negras, muda-se isso, muda-se a base do capitalismo”, disse no evento na reitoria da UFBA.
Na década de 70, Angela Davis integrou um braço do grupo Panteras Negras nos Estados Unidos e foi membro do Partido Comunista. Ela foi presa e ficou mundialmente conhecida pela mobilização da campanha “Libertem Angela Davis”, que deu nome a um documentário, dirigido por Shola Lynch.
Atualmente, ela é professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia e desenvolve trabalho intenso sobre a questão prisional nos Estados Unidos.
Conferência “Liberdade é uma luta constante”
Data: 19 de outubroEvento: Conferência “A Liberdade É uma Luta Constante”, durante o seminário internacional “Democracia em Colapso?”Local: Sesc PinheirosEndereço: Rua Paes Leme,195 - Pinheiros*Inscrições estarão abertas a partir do dia 25 de setembro no site www.democraciaemcolapso.com.br.Palestra no Auditório Ibirapuera
Data: 21 de outubroEvento: Conferência no Auditório Ibirapuera, com comentários da pesquisadora Raquel Barreto e de Anielle Franco, irmã de Marielle Franco, com mediação de Christiane Gomes, da Fundação Rosa Luxemburgo.Local: Auditório do IbirapueraEndereço: Av. Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana; Portão 3Angela Davis no Rio de Janeiro
Data: 23 de outubroEvento: Conferência e recebimento da Medalha Tiradentes, da ALERJ.Local: Armazém da UtopiaEndereço: Av. Rodrigues Alves, 299 - Gamboa
Nenhum comentário:
Postar um comentário