por Pedro Strazza
Dona da Barbie, a Mattel anunciou hoje o lançamento de uma nova linha de bonecas que deve sacudir as estruturas do mercado. Intitulada “Creatable World”, a nova franquia de brinquedos da marca consiste basicamente de uma variedade de bonecas agênero – ou seja, uma identidade marcada pela ausência ou neutralidade de gênero -, não apresentando qualquer traço socialmente conhecido como masculino ou feminino em seu visual.
De acordo com a revista Time, cada um dos itens da linha permite que as crianças customizem ao seu jeito as bonecas, incluindo uma variedade de roupinhas que inclui perucas de cabelos longos, gorrinhos, tênis e camisetas. Assim, os pequenos podem tornar o brinquedo mais próximo de traços masculinos ou femininos.
De acordo com a revista Time, cada um dos itens da linha permite que as crianças customizem ao seu jeito as bonecas, incluindo uma variedade de roupinhas que inclui perucas de cabelos longos, gorrinhos, tênis e camisetas. Assim, os pequenos podem tornar o brinquedo mais próximo de traços masculinos ou femininos.
De acordo com a vice-presidente sênior de design de bonecas da empresa Kim Culmone, a ideia para o Creatable World foi de levar a Mattel para o mundo contemporâneo, atendendo a ideia de que “brinquedos são um reflexo da cultura” contemporânea. “Por meio de pesquisa, nós ouvimos que as crianças de hoje não querem que seus brinquedos sejam ditados pelas normas de gênero. Esta linha permite às crianças que se expressem de maneira livre, o que explica o porquê dela ressoar tão forte entre elas.” escreve a executiva no anúncio da franquia.
A Mattel afirma que o Creatable World será lançado primeiro no seu site oficial em outubro, com cada boneca custando 29,99 dólares. A primeira série consiste de seis kits diferentes de bonecas, cada uma com uma variedade de tons de cor de pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário