Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 22 de março de 2013


Aconteceu hoje a terceira etapa do IV Encontro Internacional contra o trabalho infantil


Tatiana Félix
Jornalista da Adital
Adital

Sob o lema "Contribuições para a eliminação do trabalho infantil na América Latina. Um caminho para a Conferência Mundial 2013”, a Rede Latino-americana contra o trabalho infantil realizou nesta quinta-feira (21) a terceira etapa presencial do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil no México, na Cidade do México. O objetivo é gerar espaços de reflexão e acordos prévios para a III Conferência Mundial sobre Trabalho Infantil que será realizada em outubro de 2013 no Brasil.
A programação teve início na parte da manhã com destaque para o Diálogo sobre Roteiros, seguido pelas quatro mesas temáticas: "Tráfico para fins de exploração laboral em contextos de migração”, "Políticas educativas para eliminar o trabalho infantil em povoados indígenas”, "Estratégias e Planos nacionais para a prevenção e erradicação do trabalho infantil” e "Modelos de intervenção para a prevenção e erradicação do trabalho infantil”.
Na parte da tarde foi a vez da esperada Conferência Magistral sobre Direitos Humanos e Trabalho Infantil, com o fundador da Marcha Global contra o trabalho infantil, Kailash Satyarthi. Crianças participantes do programa Proniño (Pró-criança) da Fundação Telefônica do México (apoiadora do evento junto com a OIT), participaram do Fórum Intergaláctico sobre trabalho infantil. Após as conclusões das mesas temáticas, o encontro foi encerrado.
As discussões do IV Encontro pretendem servir de contribuições da América Latina na questão da eliminação do trabalho infantil para a Conferência Mundial e analisar os avanços e desafios que ainda faltam ser alcançados para se cumprir a meta da eliminação das piores formas de trabalho infantil até o ano de 2016. Além disso, pretende contribuir com o monitoramento dos compromissos, avanços e resultados no marco do mapa de ação (roteiro) acordado em Haia em 2010.
As conclusões deste encontro serão entregues ao governo brasileiro como país anfitrião e membro do comitê organizador da III Conferência Mundial sobre Trabalho Infantil "Estratégias para acelerar o ritmo de erradicação das piores formas de trabalho infantil”.
A atividade integrou o calendário de quatro etapas do IV Encontro, que vem sendo realizadas desde o ano passado, e que são compostas por discussões virtuais seguidas por um encontro presencial. A primeira etapa começou em maio de 2012 com discussões virtuais e terminou em junho seguinte com o encontro presencial no Equador, que atendeu à região andina; a segunda etapa aconteceu entre setembro (virtual) e outubro com o encontro presencial no Panamá, atendendo à América Central e Caribe. A quarta e última etapa ocorrerá no Brasil e está prevista para começar em agosto deste ano.

Dados
De acordo com a OIT, existem em todo o planeta cerca de 215 milhões de crianças trabalhando, sendo que cinco milhões delas estão exercendo trabalhos forçados ou são vítimas de exploração comercial para fins sexuais e servidão por dívidas. Na América Latina 14 milhões de crianças entre 5 e 17 anos estão em situação de trabalho infantil; mais de nove milhões delas exercem trabalhos perigosos.
Para acompanhar os debates e saber mais informações, acesse: http://www.redcontraeltrabajoinfantil.com/

http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cat=2&cod=74287

Nenhum comentário:

Postar um comentário