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sábado, 5 de setembro de 2015

10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero anuncia vencedoras e vencedores

02.09.2015

Este ano o certame recebeu 2527 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1495 da categoria de Estudante de Ensino Médio e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero
10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero anuncia vencedoras e vencedores /

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM/PR), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Ministério da Educação (MEC) e a ONU Mulheres divulgaram, em 12 de agosto, os nomes de ganhadores e ganhadoras da 10ª edição do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero.

O Prêmio Construindo A Igualdade de Gênero foi instituído em 2005, pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, no âmbito do Programa Mulher e Ciência, que tem como objetivos estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País; e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.

Este ano o certame recebeu 2527 inscrições sendo 304 da categoria Estudante de Graduação; 404 da categoria Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado; 213 da categoria Mestres e Estudante de Doutorado; 1495 da categoria de Estudante de Ensino Médio e 111 da categoria Escola Promotora da Igualdade de Gênero.

Para avaliar as categorias “Estudante do Ensino Médio (Etapa Nacional e Etapa Unidade da Federação)” e “Escola Promotora da Igualdade de Gênero” foi constituída uma comissão julgadora composta por: Débora Diniz (UnB); Keila Deslandes (UFOP); Tânia Welter (UFSC); Jaycelene Brasil (Instituto São José – Acre); Daniel Arruda Martins (UFMG); Maria Aparecida Bento (Centro de Estudo das Relações de Trabalho e Desigualdades) e Arianna Sala (consultora).

Para avaliar as categorias “Estudante de Graduação”, “Graduada(o), Especialista e Estudante de Mestrado” e “Mestra(e) e Estudante de Doutorado” foi constituída uma comissão julgadora composta por: Débora Diniz (UnB); Fernando Altair Pocahy (UERJ); Karla Maria Damiano Teixeira (UFV); Paula Regina Costa Ribeiro (FURG); Roseli Fischmann (UMESP) e Wilma de Nazaré Baia Coelho (UFPA).

Agraciadas(os) com o 10º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero:

Na categoria ESTUDANTE DO ENSINO MÉDIO
Etapa Nacional
UF
Nome da(o) Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
CE
Ana Kelle Borges de Ávila
A luta não cessará – Uma chama de esperança em meio às cinzas da desigualdade
Escola Estadual de Educação Profissional Adriano Nobre
Jordana Érica Mesquita da Silva Gomes
MG
Maria Beatriz Pinto
Carta a Pagu: notícias do século XXI para uma rebelde do século XX
Colégio Stella Matutina
-
RJ
Mateus Amâncio Vitorino de Paula
A dama de vermelho
Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Ana Lucia da Costa Silveira

Etapa Unidade da Federação
UF
Nome da(o) Agraciada(o)
Título da Redação
Escola
Orientadora(or)
AC
Saria Soares de Souza
Sou mulher, sou negra, moro na Amazônia e defendo a equidade
Escola Estadual Doutor Djalma da Cunha Batista
Antonio Henrique Martins de Carvalho
AL
José Nilson Nobre Filho
Sob o teto da amargura
Instituto Federal de Alagoas ¿ IFAL – Campus Arapiraca
Sandra Araujo Lima
AP
Fernanda Marcele Bastos Pereira
Mineração: Sonho ou Realidade?
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amapá – IFAP
Lidia Dely Alves de Sousa Meira
CE
Gleidiane Lima Rocha
Eu sou livre!
Escola de Ensino Médio Almir Pinto
-
DF
Rebecca Caroline Silva do Nascimento
Faça Acontecer – A mulher no mundo e no Brasil: Quanto elas custam?
Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga – CEMEIT
-
ES
Gabriel Guimarães Borges
Aos Amigos
Centro Educacional Leonardo da Vinci
Luciana Moraes Barcelos Marques
GO
Taynnara Cristina Lima Aguiar
O homem e a dança
Centro de Ensino em Período Integral (CEPI) – Garavelo Park
Rogério Gomes Pereira Júnior
MA
Henriqueta Evangeline Feitosa Rabelo
Um homem frágil
Escola Crescimento
-
MG
Krisley de Fátima Silva de Araújo
Feminismo: Mais do que uma escolha, uma necessidade
Colégio Santo Agostinho – Contagem
Anselmo Luiz Pereira Campos
MS
Tainá Costa de Oliveira
Um desnecessário rito de passagem
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul ¿ Campus Ponta Porã
Eli Gomes Castanho e Fabrícia Carla Viviani
MT
Ana Carolina Rimoldi Fachinello
O pesadelo de quem sofre
Centro Educacional Piaget
Maria do Carmo Mendonca
PA
Thiago Felipe Matos de Araújo
Do Marajó à Marinha: uma mulher movida pela força das águas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará ¿ Câmpus Tucuruí
Miranilde Oliveira Neves
PB
Jonatha Gomes de Medeiros
Relatório sobre o Planeta Azul
Escola Estadual do Ensino Médio Maria José de Souza
Heliandro Henrique da Silva
PE
Giovanna Machado Dias
Para não dizer que não falei dos gêneros
Colégio Grande Passo
Josete Targino
PR
Caroline Klug
Apenas mulher
Colégio SESI de Ampére
Ana Rita Dalla Costa
RJ
Pamela Barbosa Martins
Até quando?
Ciep Brizolão 472 – Candido Portinari
-
RN
Fernanda Oliveira Rego
Desconstruindo as desigualdades de gênero no espaço escolar
Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do Rio Grande do Norte ¿ Campus Natal- Zona Norte
Francisco Leandro Torres
RS
Beatriz Conceição da Costa
Os crimes contra as mulheres afetam a todos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Ezequiel de Souza
SC
Mirna Victória Unkelbach Werner
Sorte, azar e trabalho
Instituto Federal Catarinense – Campus Camboriú
Marcelo Jorge Werner
SP
Marcela Amado Felício
Mulheres negras: a minoria dentro da minoria
Colégio Santo André
Maria Teresa Martins
TO
Lucas Miranda Parente de Araújo
Um pouco de pioneirismo e humanidade
Colégio Marista Palmas
Fadia Rodrigues Samra

Na categoria ESCOLA PROMOTORA DA IGUALDADE DE GÊNERO
UF
Nome da Escola Promotora
Projeto Pedagógico
CE
E.E.F.M.Dona Antônia Lindalva de Morais
“Quem Cala, Consente”.
Ações contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes
DF
Centro de Ensino Fundamental 12 de Ceilândia
Projeto Mulheres Inspiradoras
Go
Centro de Educação Profissional Sebastião de Siqueira – CEPSS
Dinamizando Gênero: Propostas Construídas e Dialogadas na Escola
MG
Colégio Dom Bosco Araxá
Carolina em Preto e Branco
MS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
Oficina de Textos e Ideias: Igualdade de Gêneros na Diversidade dos Gêneros
PA
EEEFM João Gabriel Da Silva
Tod@s Iguais em Direitos e Oportunidades
PE
EREM Maria Cavalcanti Nunes
Erê: Brincando vencemos o Preconceito no Universo das Mulheres Negras
PR
Centro Estadual De Educação Básica para Jovens e Adultos CEEBJA
Mulheres de Luz: Desconstruindo Mitos e Preconceitos de Gênero nas EJA
RJ
Colégio Pedro II – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEABCPII)
Mulheres Negras: Desconstruindo Estereótipos
RN
Escola Estadual Rômulo Wanderley
Estratégias Metodológicas Interativas e Discursivas sobre a Igualdade de Gênero e Sexualidade
RS
Escola Municipal de Ensino Fundamental Santos Dumont
A Mulher e a Igualdade de Gênero
SC
Escola de Educação Básica Coronel Antônio Lehmkuhl
Uma Semente Plantada em Terra de Agricultores
SP
EMEB Lucy Bertoncini
Igualdade de Gênero: Construindo Imagens

Na categoria ESTUDANTE DE GRADUAÇÃO:
- Ana Gabriella Reis de Souza,da Universidade de Brasília (UnB), estudante do curso de Direito, tendo como orientadora a Profa. Lara Parreira de Faria Borges, com o artigo científico: “Licença parental partilhada: uma alternativa para a diminuição da desigualdade de gênero no âmbito do trabalho”.
- Jéssica Santos Ferreira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), estudante do curso de Letras, tendo como orientadora a Profª Valeria Rosito, com o artigo científico: “Igualdade de gênero na berlinda: embates intragênero em Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus”.
Na categoria GRADUADA(O), ESPECIALISTA E ESTUDANTE DE MESTRADO:
- Adriano Souza Senkevics, da Universidade de São Paulo (USP), da área de Educação, tendo como orientadora a Profª Marilia Pinto de Carvalho, com o artigo científico: “Boas garotas, boas alunas? Educação, família e o sucesso escolar de meninas de camadas populares do munícipio de São Paulo”.
- Ellen Graziele de Sousa Didi, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), área de História, tendo como orientadora a Profª Olivia Candeia Lima Rocha, com o artigo científico: “Entre facas e espingardas: memórias sobre insubordinação feminina e violência masculina no cotidiano do cabaré Ferro Vei na cidade Inhuma-PI em meados do século XX”.
Na categoria MESTRA(E) E ESTUDANTE DE DOUTORADO:
- Inailde Correa de Almeida, da Universidade Federal do Pará (UFPA), da área de Antropologia, tendo como orientador o Prof. Francisco de Assis Costa, com o artigo científico: “Os rios amazônicos não são masculinos: A atuação feminina na pesca varzina à luz da teoria da Eficiência Reprodutiva “.
- Nayara de Lima Monteiro, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), da área de Relações Internacionais, tendo como orientador o Prof. Carlos Enrique Ruiz Ferreira, com o artigo científico: “A construção da transversalidade da perspectiva de gênero no Mercosul: alcances e limitações a partir das relações de poder “.

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