A filósofa norte americana Judith Butler, não é apenas uma das mais influentes em estudos de gênero, como também uma forte ativista dos direitos das mulheres. Uma das principais teóricas da questões contemporâneas do feminismo, teoria queer, filosofia e ética, possui importantes obras sobre esses assuntos, consideradas fundamentais para quem pretende se inteirar sobre as temáticas. Toda sua obra se encontra disponível na internet, alguns em português, outros em inglês e espanhol.
Atualmente professora na Universidade de Berkeley, na Califórnia, suas teorias, não apenas transformaram os entendimentos de gênero e identidade queer no mundo acadêmico, mas também moldaram e mobilizaram vários tipos de ativismo político. ‘Problemas de gênero’ é considerada sua principal obra, sendo leitura obrigatória para quem quer desconstruir normas, como por exemplo a do sexo binário.
O trabalho de Butler também entrou em debates contemporâneos sobre o ensino de gênero, homoparentalidade e despatologização de pessoas transgênero, do qual a filósofa propõe a não identificação normativa, problematizando tanto o conceito de sexo como, também, a ideia de gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário