Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 30 de novembro de 2014

O “Circo Midiático” da TPM

JOEL RENNO
26 Novembro 2014

Respeito os programas televisivos, mas até quando continuarão a lançar “pérolas” sobre um tema tão sério e importante como tensão pré-menstrual (TPM)?

Em várias pautas sobre TPM, fico intrigado com os pitacos de leigos e até profissionais sobre o tema. Brincadeiras e jocosidades não faltam jamais. Tudo até parece virar uma “arena de circo” para a diversão dos telespectadores.

Fico, honestamente, indignado pelas frivolidades lançadas sobre o tema TPM – um tema médico importante e complexo e que afeta a milhões de mulheres sofredoras. Quem tem a forma leve de TPM pode até achar engraçado, mas quem sofre da TPM grave deve se sentir ofendida em muitos casos.

Embora grande parte das mulheres tenha sintomas leves e que até podem ser levados na gozação por amigos e familiares, a TPM possui diferentes níveis de gravidade e pode sim chegar a ser uma doença séria.

Cerca de 3% a 8% das mulheres com TPM têm um quadro grave que é o transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). Recentemente, na nova versão do DSM V (Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais da Associação Americana de Psiquiatria, de 2013), esse subtipo de TPM foi classificado como um Transtorno Mental do tipo Depressivo. Portanto, uma parte das mulheres que sofre de TPM têm uma doença mental séria e grave.

Tal transtorno é incapacitante e causa diferentes níveis de disfuncionalidade, tem etiologia genética e psicossocial e pode levar a crises depressivas graves, com impulsividade, agressividade e irritabilidade extremas. Há até riscos de suicídio e agressões físicas nessa forma grave de TPM. Os sintomas psíquicos podem ser tão graves a ponto das mulheres se sentirem muito culpadas depois e terem consequências até na esfera judicial.

Nos programas televisivos, já assisti até a profissionais dizendo que “TPM não é transtorno mental” o que é um erro crasso. A que tipo de TPM ele se referia? Será que sabe que há diferentes classificações e níveis de gravidade? Por que falar de um assunto que não possui nenhum domínio?

Alguns afirmam que durante o período pré-menstrual muitas mulheres têm aumento da libido e fazem mais sexo – o que não é confirmado pelos estudos sérios e bem conduzidos. Muito pelo contrário, grande parte das mulheres com TPM têm diminuição da libido no período pré-menstrual.

Por fim, para encerrar alguns ciclos de inverdades divulgadas, já tive o desprazer de ler ou ouvir declarações de profissionais até renomados afirmando que a TPM é desculpa para muita mulher mal-educada ou que não é capaz de se controlar.

Não tenho o objetivo de transformar a TPM em um grave distúrbio mental. Mas, efetivamente, há muitos estudos científicos sérios demonstrando que tudo depende do tipo de TPM que cada mulher enfrenta.

TPM do tipo grave exige tratamento psiquiátrico
Mudar hábitos de vida e alimentares, fazer exercícios aeróbicos, yoga e acupuntura podem ser úteis em muitos casos. Mas, infelizmente, nos casos graves (e que existem em até 8% das mulheres), o tratamento é psiquiátrico e não adianta mascarar ou negar o transtorno. A sociedade precisa parar de ser leviana em assuntos sérios e complexos. Se é para abordar um tema de saúde física e mental das mulheres, que seja feito com informações clínicas e científicas corretas e precisas.

Por fim, reitero que respeito os objetivos individuais de alguns programas televisivos, mas daí a apoiar que divulguem informações médicas de forma incorreta e até vulgar tem uma grande distância. Mesmo em programas com objetivos de humor você pode passar informações de qualidade e corretas ao telespectador de diferentes classes socioeconômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário