Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 23 de novembro de 2014

ONU: Crianças devem ter direito à participação ativa em discussões que afetem suas vidas

21/11/2014

Foi comemorado esta semana o 25º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança. Os mais jovens podem ser agentes ativos da mudança em suas famílias, escolas, comunidades e países.
O aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança é comemorado no dia 20 de novembro. Foto: UNICEF/Naser Siddique
O aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança é comemorado no dia 20 de novembro. Foto: UNICEF/Naser Siddique
O comitê responsável pelo monitoramento da implementação da Convenção sobre os Direitos da Criança ressaltou a importância da participação ativa das crianças nas discussões que afetem suas vidas e suas comunidades. A declaração marca o 25º aniversário da adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, nessa quinta-feira (20).


Crianças podem ser agentes ativos da mudança em suas famílias, escolas, comunidades e países, uma vez que suas percepções são diferenciadas em relação às visões dos adultos, de acordo com o comitê. Por isso, a participação das camadas mais jovens deve ser efetiva e interpretada como um direito.

Desde a adoção da Convenção, que conta com a assinatura de 194 países, as vidas das crianças no mundo todo tiveram importantes progressos. No entanto, muitas delas ainda sofrem violações dos seus direitos, principalmente por meio da violência, da exploração, da negligência, da discriminação e da falta de acesso a serviços de saúde e de educação adequados.

O aniversário da Convenção foi celebrado com uma reunião de alto nível da Assembleia Geral e com painéis de discussão nesta quinta-feira (20) para discutir a promoção e a proteção dos direitos da criança. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promoveu um concerto na sede da ONU em Nova York.

Além disso, a agência da ONU lançou seu relatório anual ‘Situação Mundial da Infância’, apresentando experiências inovadoras que estão transformando a vida de meninas e meninos em todo o mundo, e o projeto #IMAGINE, com o objetivo de criar um momento único na história da música que vai destacar os enormes desafios que crianças enfrentam globalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário