Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Acabar com o racismo não é responsabilidade apenas da população negra, diz Djamila Ribeiro; assista à Aula Pública


No novo episódio, secretaria-adjunta de Direitos Humanos da gestão Haddad discute violência e políticas públicas para frear o racismo

Acabar com o racismo não é responsabilidade apenas da população negra. Quando a sociedade compreende os mecanismos de exclusão, ela jamais se posiciona contra políticas afirmativas. Para uma avanço civilatório nas questões de igualdade sociail, devemos incorporar o debate na agenda pública. Esta é a análise de Djamila Ribeiro, mestre em Filosofia pela Unifesp, ao discutir Como o Mundo Pode Superar o Racismo, na Aula Pública Opera Mundi.

Para Djamila, o poder público deve se sensibilizar e criar políticas efetivas de combate ao racismo. No plano individual, afirma, dialogar com os movimentos negros e não aceitar manifestações racistas são caminhos para uma nova abordagem contra as discriminações.

"Se o racismo é um elemento que estrutura todas as relações sociais e está presente em tudo, devemos pensar essas questões quando desenvolvemos políticas de educação, saúde, habitação e todas as outras. A questão racial deve perpassar todas as políticas, não sendo apenas políticas localizadas e especiais. Precisamos entender que, quando a gente melhora a vida da população negra, estamos melhorando a vida da cidade", afirma Djamila.

A pesquisadora também explica que devemos assumir responsabilidades na construção da cidadania. "Se você é gestor público, deve sensibilizar as suas ações na perspectiva da questão racial. Se você é professor, deve discutir o assunto na sala de aula. Se você escuta uma piada racista, é preciso pontuar. Ou seja, desde o microespaço -  onde experimentamos as relações sociais - até as mudanças institucionais, devemos assumir a responsabilidade e questionar: que tipo de sociedade queremos?", analisa.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Djamila Ribeiro: como o mundo deve frear o racismo

No segundo bloco, Djamila Ribeiro responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo




Aula Pública Opera Mundi:
*Coordenação-geral: Haroldo Ceravolo Sereza | Produção: Dodô Calixto | Edição de vídeo: Daniela Stéfano

Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário