Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Curso Latino-Americano Mulheres Negras e Dignidade Humana – São Paulo/SP, 17 a 29/01/2017

19/12/2016
Mulheres negras no Brasil, no Caribe e noutros países das Américas, viveram singular trajetória marcada não só pela condição colonial, mas por sua migração forçada como escravas trazidas da África para o continente americano.

À dominação colonial e patriarcal juntou-se a radical desigualdade consagrada pela lei que suprimia todos os direitos da pessoa escrava e a submetia à total sujeição e arbítrio de seus senhores. As mulheres foram sexualmente violentadas e forçadas a gerar filhos e filhas para a escravidão. Não obstante, sobreviveram a essas violações que imprimiram em seus corpos e almas valores de resistência, preservação de sua espiritualidade e afirmação de sua dignidade.
Souberam transmitir o orgulho de sua raça; a generosa prática da partilha e da solidariedade na dor e nas necessidades e perseveraram na luta contra o racismo e as desigualdades.
A tarefa não terminou, pois persistem intoleráveis desigualdades e traços de racismo nas relações econômicas, políticas, sociais, culturais, religiosas e de gênero.
O Curso  quer resgatar essa trajetória única das comunidades negras, reconhecer seus valores e reforçar suas lutas, com foco especial nas mulheres negras,  em suas organizações e nas famílias que construíram com seus filhos, filhas, companheiros e vizinhança.
Objetivo
O Curso latino-americano e caribenho de Pastoral e Relações de Gênero tem por objetivo oferecer ferramentas para a reflexão das/os participantes, com o intuito de empoderá-los nas suas práticas. O curso combina diversos olhares: análise histórica, aportes bíblicos, teológicos e pastorais, sob o prisma das categorias de gênero, raça, etnia e classe social.
Metodologia
Privilegia-se a experiência de vida dos participantes. Busca-se combinar a reflexão pessoal com a do grupo, sistematizando-se as práticas de cada um e valorizando seus saberes.
Os participantes entram em diálogo com a contribuição de competentes assessorias nas diversas áreas do saber: História, Bíblia, Teologia, Pastoral, Comunicação Social, Políticas Públicas, Pedagogia da Educação Popular, entre outros.
Os diálogos e debates são resignificados com o apoio de exercícios corporais, danças circulares e momentos de espiritualidade. Visitas a casas de culto de matriz afro-brasileira, a museus e a projetos relacionados às temáticas do curso ajudarão na construção de novos conceitos, atitudes e práticas. Incentiva-se na convivência diária o diálogo inter-religioso e ecumênico.
O CESEEP e o GELEDES estabeleceram parceria para o Curso de Pastoral e Relações de Gênero de 2017, que será coordenado por responsáveis das duas instituições. Somaram, para tanto, sua experiência no campo da reflexão, da formação e de práticas de intervenção social.
CONTEÚDO/ASSESSORAS E ASSESSORES
  • Aprendizado das línguas e integração do grupo
Dirce Pontes, assistente social, psicodramatista e acupunturista – CESEEP.
  • As América negras
  José Oscar Beozzo – teólogo e historiador – CESEEP
  • Mulheres negras – História e trajetórias
Suelaine Carneiro – Coordenadora do projeto de educação do GELEDES – Instituto da Mulher Negra – São Paulo SP
  • Gênero e Raça
  Suelaine Carneiro e Flávia Mateus Rios – Cientista Social – UFG – Goiânia GO
  •  Masculinidades e identidade
  Deividson Faustino – sociólogo, professor da UFSP e  integrante do grupo Kilombagem.
  •  Famílias Negras
  Tatiane Souza – Pedagoga e cientista social – UFOP, Ouro Preto MG
  • Mulheres e Religiosidade de Matriz Africana
Kiusam Oliveira, pedagoga, artista e escritora
  • Leituras Feministas da Bíblia com recorte racial
Ana Luísa Cordeiro – CEBI, Campo Grande, MS
  •  Empoderamento das mulheres negras – Mesa de partilha e debates
Vera Lúcia Lopes:  Pastoral Afro-brasileira; Rosângela Borges – UNEAFRO BRASIL; Jupiara Castro,  Núcleo de Consciência Negra da USP; Lourdes Fonseca MJC – Movimento das Irmãs Negras.
Mulheres Negras e Violências  (saúde, psicologia, violência doméstica
Jurema Werneck, médica, doutora em Comunicação e Cultura – UFRJ e Maria Lúcia da Silva, psicóloga e psicoterapeuta, presidente do Instituto Amma Psique Negritude, São Paulo, SP
  • Mulheres Negras e violência nas áreas da educação, trabalho, comunicação
Local: R. Barão de Loreto, 184 – Vila São José, São Paulo
Suelaine Carneiro, Marilane Teixeira – Economista e pesquisadora do CESIT/IE da UNICAMP; Cida Bento – CEERT (Centro de Estudos Étnico-raciais e Relações de Trabalho, Sào Paulo SP; Tatiana Oliveira, jornalista e pesquisadora do Celacc/ECA/USP, São Paulo SP

Agência Patrícia Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário