A regra é simples: se um não quer, dois ou mais não fazem. Mas tem gente que usa “argumentos” como “ela se fez de difícil“, “olha a roupa que ela estava usando” ou “ela estava bêbada” para tentar justificar o estupro. E a culpa, claro, costuma ser atribuída sempre à vítima.
Mas para esclarecer de uma vez por todas o que é consentimento e o que é violação, o ilustrador Alli Kirkham publicou um quadrinho em que mostra sete situações do dia a dia e cujas lógicas caberiam facilmente em uma relação sexual. Sabe aquela máxima de “entendeu ou quer que eu desenhe?” Bem, aí estamos!
1. Começou, tem que ir até o fim
Você quer assistir Pulp Fiction? / Claro / (Meia hora depois…) / Ah, eu não estou gostando muito, vamos fazer outra coisa. / Não! Você disse que assistiria ao filme, então você tem que ficar até o final.
2. Já que deixou uma vez…
Obrigado por me emprestar seu carro. / Sem problemas! / (Na outra semana…) / O que você está fazendo? / Emprestando o seu carro! Você disse que eu poderia fazê-lo. / Você não pode pegar o meu carro quando quiser! / Que nada! Você disse que eu poderia emprestar uma vez, então eu posso emprestar sempre que quiser.
3. Já que gostou…
Eu realmente gosto da nova música do “The Fluffy Bunny” / (No meio da noite…) / Ah! Que droga é isso? / Você disse que gostava dessa música / Sim, mas eu não quero ouvi-la enquanto eu durmo!
4. Você disse que queria
Então, esse é o desenho de tatuagem que eu quero um dia. Bem aqui. / (Enquanto ele está inconsciente…) / Você me tatuou enquanto eu estava desmaiado? Qual é o seu problema? / Você disse que queria! / Mas eu não queria enquanto eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo!
5. Este é o seu dever
Obrigada pelo café da manhã, querida. / De nada! / (Na manhã seguinte…) / Cadê o café da manhã? / Eu não estava com vontade de cozinhar. Coma um cereal. / Você é minha esposa e é seu dever cozinhar pra mim. Agora faça alguns ovos ou você vai ver só!
6. Você me deve isso
Eu trouxe um baralho! Agora posso ensinar você a jogar poker. / Legal! / (Um tempo depois…) / Agora que conheço as regras, não acho que seja meu tipo de jogo. / Você não pode me convidar para jogar cartas e decidir não jogar cartas! Eu fiz tudo isso por você, agora você me deve e nós vamos jogar.
7. Mas você está vestido como…
Ei você, vem aqui, pegue isso! / (Depois…) / Mas eu não quero carregar tudo isso, pare! / Bem, você está vestido como um cara de academia e está mostrando os seus músculos. Você está pedindo para carregar coisas pesadas! Não me culpe!
Todas as imagens © Alli Kirkham
Tradução © LadoBi
Nenhum comentário:
Postar um comentário