Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sábado, 24 de dezembro de 2016

Série de ilustrações explica o que muitos parecem ainda não ter entendido sobre estupro e consentimento

A regra é simples: se um não quer, dois ou mais não fazem. Mas tem gente que usa “argumentos” como “ela se fez de difícil“, “olha a roupa que ela estava usando” ou “ela estava bêbada” para tentar justificar o estupro. E a culpa, claro, costuma ser atribuída sempre à vítima.
Mas para esclarecer de uma vez por todas o que é consentimento e o que é violação, o ilustrador Alli Kirkham publicou um quadrinho em que mostra sete situações do dia a dia e cujas lógicas caberiam facilmente em uma relação sexual. Sabe aquela máxima de “entendeu ou quer que eu desenhe?” Bem, aí estamos!

1. Começou, tem que ir até o fim
quadrinhos-consentimento
Você quer assistir Pulp Fiction? / Claro / (Meia hora depois…) / Ah, eu não estou gostando muito, vamos fazer outra coisa. / Não! Você disse que assistiria ao filme, então você tem que ficar até o final.

2. Já que deixou uma vez… 
quadrinhos-consentimento2
Obrigado por me emprestar seu carro. / Sem problemas! / (Na outra semana…) / O que você está fazendo? / Emprestando o seu carro! Você disse que eu poderia fazê-lo. / Você não pode pegar o meu carro quando quiser! / Que nada! Você disse que eu poderia emprestar uma vez, então eu posso emprestar sempre que quiser.

3. Já que gostou… 
quadrinhos-consentimento3
Eu realmente gosto da nova música do “The Fluffy Bunny” / (No meio da noite…) / Ah! Que droga é isso? / Você disse que gostava dessa música / Sim, mas eu não quero ouvi-la enquanto eu durmo!

4. Você disse que queria
quadrinhos-consentimento4
Então, esse é o desenho de tatuagem que eu quero um dia. Bem aqui. / (Enquanto ele está inconsciente…) / Você me tatuou enquanto eu estava desmaiado? Qual é o seu problema? / Você disse que queria! / Mas eu não queria enquanto eu estava inconsciente e não sabia o que estava acontecendo!

5. Este é o seu dever
quadrinhos-consentimento5
Obrigada pelo café da manhã, querida. / De nada! / (Na manhã seguinte…) / Cadê o café da manhã? / Eu não estava com vontade de cozinhar. Coma um cereal. / Você é minha esposa e é seu dever cozinhar pra mim. Agora faça alguns ovos ou você vai ver só!

6. Você me deve isso
quadrinhos-consentimento6
Eu trouxe um baralho! Agora posso ensinar você a jogar poker. / Legal! / (Um tempo depois…) / Agora que conheço as regras, não acho que seja meu tipo de jogo. / Você não pode me convidar para jogar cartas e decidir não jogar cartas! Eu fiz tudo isso por você, agora você me deve e nós vamos jogar.

7. Mas você está vestido como…
quadrinhos-consentimento7
Ei você, vem aqui, pegue isso! / (Depois…) / Mas eu não quero carregar tudo isso, pare! / Bem, você está vestido como um cara de academia e está mostrando os seus músculos. Você está pedindo para carregar coisas pesadas! Não me culpe!

Todas as imagens © Alli Kirkham
Tradução © LadoBi

Nenhum comentário:

Postar um comentário