Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

NA VERDADE – VOCÊ PRECISA CONHECER!

19/11/2016
O site “Na verdade” nasceu de algo que me incomodava, mas depois descobri que várias amigas e conhecidas sentiam o mesmo. Quando eu ouvia generalizações do tipo “mulheres não são boas em exatas”, ou “não sabem liderar”, nem sempre tinha dados suficientes para rebater estes comentários. Claro, essas informações podem ser encontradas no Google e na Wikipédia, mas até achar os links relevantes, ler e filtrar o conteúdo… a conversa já tinha seguido. Por isso, muitas vezes eu tinha que deixar o assunto para lá. O problema é que fazendo isso, deixando para lá, estas generalizações seguem aparecendo. Acabamos contribuindo para um discurso que limita as mulheres.
Pensando nisso, o “Na verdade” reúne uma série de fatos que desfazem este senso comum. Eles estão organizados em cards, com links para os artigos, pesquisas ou papers originais, e que (no celular) podem ser enviados diretamente por WhatsApp caso a pessoa queira saber mais. Tudo fácil de encontrar, para que a resposta venha rápido. Você interrompe a fala estereotipada com um “na verdade…“ e mostra os fatos.
A página foi criada dentro do Reprograma, uma iniciativa incrível que capacita mulheres com o objetivo de aumentar nossa participação na indústria da tecnologia. O “Na Verdade” foi minha entrega final para o Reprograma, e está só no comecinho: elaborei o projeto em uma semana e montei em três dias. Quero ampliar o conteúdo e tornar o acesso às informações cada vez mais fácil e instantâneo (meu sonho é transformar o “Na verdade” em um chatbot). Pode parecer pouca coisa, mas acredito que as palavras têm poder e queria usá-las para elevar, em vez de diminuir. Nós mulheres já brigamos tanto por nosso espaço, é importante que o que se fala para a gente e sobre a gente nos dê o valor e respeito que merecemos.
Por Ana Paula Rocha  [apdsrocha@gmail.com]

Nenhum comentário:

Postar um comentário