Mais de 16 mil crianças voltam às aulas com o apoio do UNICEF
Bagdá, 24 de janeiro de 2017 – Enquanto os combates diminuem na parte oriental de Mossul, 30 escolas reabriram no domingo com a ajuda do UNICEF, permitindo que mais de 16 mil crianças retomassem sua educação.
Algumas escolas na área estavam fechadas por até dois anos, e as meninas foram proibidas de ter acesso à educação.
"Apenas algumas semanas atrás, estas vizinhanças estavam dominadas pela violência. Hoje, meninas e meninos estão voltando às aulas", disse Peter Hawkins, representante do UNICEF no Iraque. "Após o pesadelo dos últimos dois anos, este é um momento crucial para que as crianças de Mossul recuperem sua educação e sua esperança de um futuro melhor".
Após inspecionadas pelas autoridades locais, outras 40 escolas devem abrir nas próximas semanas para acomodar um total de 40 mil estudantes.
O UNICEF está apoiando as autoridades iraquianas para reabilitar, equipar e abrir mais escolas, tão logo estejam seguras. Muitas foram usadas para fins militares ou estão muito danificadas pelos recentes combates. A assistência do UNICEF inclui:
- Fornecimento de serviços de água e saneamento nas escolas;
- Nova capacitação para professores e educadores;
- Introdução de programas de aceleração escolar para crianças;
- Campanhas de sensibilização contra a violência;
- Preposicionamento de material escolar para 120 mil estudantes no leste de Mossul
O UNICEF e seus parceiros da área de educação também estão apoiando 13.200 crianças recém-deslocadas que vivem em campos fora de Mossul com acesso aos estudos de matemática, ciências, árabe e inglês por meio de espaços de aprendizagem temporária.
Nenhum comentário:
Postar um comentário