Publicado:
A conversa de WhatsApp entre duas amigas explicando o poder da família Kardashian, "Luiza, você está atenta", é o meme perfeito para explicar qualquer situação, inclusive as mais delicadas, como o preconceito. E foi com esta ideia que o PyLadies Teresina reformulou o meme para debater o machismo no mercado de TI (Tecnologia da Informação).
O projeto foi criado para estimular mulheres a seguirem carreira no mercado de computação, uma área predominantemente masculina. Segundo dados do estudo Stack Overflow Developer de 2015, 92,1% dos profissionais de TI são homens.
O baixo índice de mulheres no mercado não é justificado pela falta de interesse. De acordo com o PrograMaria, na escola, 74% das meninas demonstram interesse nas áreas de Ciência, Tecnologia Engenharia e Matemática, mas na hora de escolher a graduação, apenas 0,4% delas realmente rseguem essas áreas, o que significa que há uma grande barreira social nestas profissões.
Pensando nisso, o projeto utilizou o meme "Luiza, você está atenta?" como ferramenta para propagar como a área de TI pode ser hostil com as mulheres.
"Você tá achando que as mulheres vão deixar o machismo na área de tecnologia barato? BANG, Luiza! A gente cria várias redes de mulheres pra ocupar esses espaços!", escreveu o projeto no post do Facebook, que acabou viralizando:
Nenhum comentário:
Postar um comentário