Contribua com o SOS Ação Mulher e Família na prevenção e no enfrentamento da violência doméstica e intrafamiliar

Banco Santander (033)

Agência 0632 / Conta Corrente 13000863-4

CNPJ 54.153.846/0001-90

domingo, 30 de dezembro de 2012


EDUCAÇÃO

Pais americanos estão terceirizando tarefas básicas da paternidade

Pais 'ensinam' modos a seus filhos por meio da contratação de um especialista em etiqueta

Vivemos em um mundo em que você pode, caso tenha o dinheiro, pagar outra pessoa para fazer praticamente qualquer coisa por você, o que quer dizer que também vivemos em um mundo em que todo tipo de gente está disposta a lhe cobrar para fazer essas coisas. Há um artigo no The New York Times da última quinta-feira, 27, assinado por Matt Richtel, sobre a “nova paternidade”, isto é, ensinar modos a seus filhos por meio da contratação de um especialista em etiqueta em vez de percorrer a estrada do “faça você mesmo”. Pois por que você mesmo teria que ensinar isso? Esses especialistas em etiqueta afirmam que novas abordagens são necessárias porque os pais não têm mais a disposição, o tempo ou o conhecimento para fazer o papel de disciplinador e ensinar modos a seus filhos.

Muito rapidamente, os profissionais de etiqueta infantil se espalharam por todos os lugares, não apenas na cidade de Nova York (não podemos culpá-los; isso parece dar um bom dinheiro, duzentos ou até mil dólares por uma série de aulas). E “através dos EUA há cursos ministrados por autointitulados conselheiros de etiqueta que oferecem uma abordagem mais descentralizada e menos formal do ensino de etiqueta do que no passado”, escreve Richtel, acrescentando que alguns restaurantes e hotéis chiques oferecem refeições “em família” para que as crianças “pratiquem” suas novas habilidades.

Talvez o mais revelador, e possivelmente apavorante, aspecto da nova etiqueta seja o fato de que o objetivo não se resuma a ser educado por ser educado. “Hoje em dia, é importante ensinar as crianças sobre o retorno sobre investimentos”, afirma Robin Welles, fundadora da escola Etiquette Manor em Coral Gables, Flórida. “Você não pode dizer que as coisas são assim “porque sim”, ou simplesmente “eu lhe avisei”, explica; em vez disso, ela usa alguns truques mentais Jedi, dizendo a seus estudantes para serem “educados com suas mães porque assim elas ficarão mais felizes, e se elas ficarem mais felizes, vocês também ficarão mais felizes”. Ela também instrui os alunos nas sofisticadas técnicas de manipulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário